0.000
Nome Artístico
Bispo Marcelo Crivella
Nome verdadeiro
Marcelo Bezerra Crivella
Data de nascimento
1958
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Descendente de imigrantes italianos e de migrantes nordestinos, foi criado no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

É sobrinho do Bispo Edir Macedo, com quem fundou a Igreja Universal do Reino de Deus, ostentando o título de Bispo da referida Igreja.

Em 2002 cadidatou-se ao cargo de Senador da República e supreendentemente foi eleito, derrotando candidatos experientes no cenário político.

No ano de 2004 candidatou-se à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística na década de 1980 no continente africano, onde gravou os seus primeiros sete discos. Com a missão de abrir novos templos e divulgar a Igreja Universal, chegou a gravar um disco com louvores traduzidos para o idioma zulu, que lhe rendeu um “Disco de Ouro” pela EMI-Odeon em 1997. Quando retornou ao Brasil, assinou com a Sony Music e lançou em 1998 o CD “Mensageiro da solidariedade”, que vendeu 1,4 milhão de cópias e rendeu R$ 5 milhões. Os direitos autorais foram repassados para o “Projeto Nordeste”, uma fazenda produtiva, em Irecê, no sertão baiano.

Em 2000, rescindiu seu contrato com a Sony e criou o selo Fazenda Canaã, nome da referida fazenda na Bahia. Seu primeiro disco pela gravadora, “Ajuda o teu irmão do Nordeste”, contou com as participações especiais de Elba Ramalho, Dominguinhos, Fábio Jr., Sérgio Reis, entre outros. O dinheiro arrecadado na venda foi destinado ao projeto.

No ano de 2003, seu CD “O poder da oração – Cura 1” foi encartado no Jornal O Dia, com distribuição para todo o Brasil.

Discografias
2003 CD O poder da oração (Cura 1)
2000 Selo Fazenda Canaã CD Ajuda o teu irmão do nordeste
1998 Sony Music CD Mensageiro da solidariedade
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.