0.000
Nome Artístico
Berenice Azambuja
Nome verdadeiro
Berenice Azambuja
Local de nascimento
Porto Alegre, RS
Dados biográficos

 

Cantora. Instrumentista (acordeom, violão, baixo, bateria, vibrafone, cavaquinho).

Começou a carreira artística ainda criança. Estudou música desde os sete anos de idade.

 

Dados artísticos

 

Aos 11 anos de idade, apresentou-se no programa infantil “Clube do Guri”, acompanhado no acordeom a cantora Elis Regina, na época também criança. Cantando música regional do sul, gravou mais de dez discos. Já se apresentou em quase todos os estados brasileiros. Em 1985, Sérgio Reis gravou “É disso que o velho gosta”, dela e Gildo Campos. Em 1996, a dupla Chitãozinho e Xororó regravou “É disso que o velho gosta”, no CD “Clássicos sertanejos”.

Em 2003, fez show com o cantor gaúcho Leonardo no Parque da Harmonia, no palco principal do Acampamento Farroupilha. Na ocasião, cantou entre outras múscias, seu grande sucesso “É disso que o velho gosta”, de sua autoria em parceria com Gildo Campos. No mesmo ano, lançou novo CD com destaque para a música “Tá chegando a mulherada”, de Elton Saldanha, feita exclusivamente para ela. Em 2004, fez show na Expointer na cidade de Estrela, RS. Em 2008, lançou o CD “Dançando num Sarava”, pela USA Discos. Em 2010, apresentou-se no programa “Viola, Minha Viola”, apresentado por Inezita Barroso, na Tv Cultura, cantando as músicas “É disso que o velho gosta”, de autoria sua com Gildo Campos, e “Rancheira de um pé só”, de sua autoria junto com Paulino Seltzer. Até 2012, possuía cerca de 17 álbuns gravados.

Em 2018, apresentou-se na Festa Nacional da Música, realizada, nesta edição, na cidade de Bento Gonçalves (RS), da qual participaram também artistas de diversos gêneros brasileiros, como Fundo de Quintal, Gabriel Sater, Sérgio Reis, Mumuzinho, Leo Chaves, Peninha, Flavio Venturini, entre outros. 

 

Discografias
[S/D] Musicolor LP Gauchinha faceira
2008 Dançando num Sarava – USA Discos - CD
2003 CD Berenice Azambuja
1981 LP Tropeada da vida
Obras
É disso que o velho gosta (c/ Gildo Campos)