0.000
© Luigi & Lango
Nome Artístico
Bebel Gilberto
Nome verdadeiro
Isabel Gilberto de Oliveira
Data de nascimento
12/5/1966
Local de nascimento
Nova York, EUA
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Filha de João Gilberto e Miúcha. Neta de Sérgio Buarque de Holanda. Sobrinha do compositor Chico Buarque e das cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

Dados artísticos

Ainda menina, atuou como vocalista em gravações e participou dos musicais infantis “Saltimbancos” e “Pirlimpimpim”.

Em 1983, gravou um LP com Pedrinho Rodrigues, contendo obras de Geraldo Pereira.

Lançou, em 1986, um compacto duplo, contendo suas composições “Mais feliz”, “Amigos de bar” e “Preciso dizer que te amo”, todas de sua parceria com Dé e Cazuza, e “Tua na lua” (c/ Dé e Rachel), além de “Nós” (Roberto Frejat e Cazuza).

Participou, em 1986, do disco “Há sempre um nome de mulher”, produzido por Ricardo Cravo Albin, interpretando com Miúcha a faixa “Jou-jou e balangandans” (Lamartine Babo).

Em 1991, mudou-se para Nova York. Atuou com David Byrne, Arto Lindsay e DJ Towa Tei (do Dee-Lite). Apresentou-se em espaços como Zanzibar e Red lion Pub, em Manhattan.

Em 1998, apresentou-se, com João Gilberto, no Carnegie Hall, em Nova York.

No final da década de 1990, mudou-se para Londres.

Em 2000, lançou o CD “Tanto tempo”, registrando canções como “Samba da bênção” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Samba e amor” (Chico Buarque), “So nice (Summer samba)” (Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Norman Gimbel) e “Bananeira” (João Donato e Gilberto Gil), além de composições próprias como “Mais feliz”(c/ Cazuza e Dé) e a faixa-título (c/ Suba), entre outras. O disco, que teve uma vendagem mundial de cerca de 1 milhão de cópias, obteve grande sucesso nas principais cidades européias, especialmente Londres e Paris, tornando-a uma personalidade internacional da música popular em fase de ascensão. A cantora e o disco “Tanto tempo” foram eleitos os melhores de 2000, na categoria “Musiques”, da revista francesa “Les Inrockuptibles”. Nesse mesmo ano, fez turnê de shows na Europa, Estados Unidos e Canadá.

Em 2001, apresentou-se, com muito sucesso no Olympia, de Paris. Esteve, nesse mesmo ano, no Rio de Janeiro, onde se apresentou no Teatro Municipal, na entrega do Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Em 2004, lançou o CD “Bebel Gilberto”, contendo composições próprias, como “River song” e “Winter”, ambas com Gutman e De Vries, “Jabuticaba” (c/ Carlinhos Brown) e “O caminho”, além de como “Every day youve been away” (Daniel Jobim e Pedro Baby), “Aganjú” (Carlinhos Brown) e a versão para a língua inglesa de “Baby” (Caetano Veloso) assinada pelo grupo Os Mutantes. Nesse mesmo ano, fez turnê de shows pela Europa. Também em 2004, veio ao Brasil, onde participou da segunda edição do Tim Festival, realizado no Jockey Club de São Paulo, e apresentou-se no Golden Room do Copacabana Palace (RJ). Ainda em 2004, venceu o prêmio Mobo (Music of Black Origin), na categoria World Music.

Pelo CD “Bebel Gilberto”, recebeu indicação para o Grammy 2005, na categoria Melhor Álbum de World Music Contemporânea. Participou da trilha sonora do filme “Closer”, de Mike Nichols, com três músicas do CD “Tanto tempo”.

Em 2009, lançou o CD “All in One”, contendo suas composições “Canção de amor”, “Ela (On my Way)”, “Forever”, “Secret”, “Port Antonio” e “All in One”, além de “Sun Is Shining” (Bob Marley), “Bim Bom” (João Gilberto), “Nossa Senhora” (Carlinhos Brown), “The Real Thing” (Stevie Wonder), “Far from the Sea” (Robertinho Brant e Emerson Penha) e “Chica Chica Boom Chic” (Harry Warren e Mack Gordon).

Em 2013, apresentou-se na casa de shows Miranda (RJ).

Em 2014, lançou o disco “Tudo”, depois de uma pausa de 5 anos. O CD trouxe regravações de “Vivo sonhando” (de Tom Jobim) e “Saudade vem correndo” (de Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo).  Transitando entre o português e o inglês, a cantora deu voz às faixas “Somewhere else”, “Nada não”, “Tom de Voz” (na qual fez um dueto com Seu Jorge), “Harvest Moon), “Novas ideias”, “Tudo”, “Areia”, “Lonely in my heart” e “Inspiração”, além de “Tout est bleu”, na qual pudemos ver a cantora interpretando, também, em francês. Produzido por Mario Caldato Jr. e Liminha, o disco contou com Masa Shimizu (guitarra), Didi Gutman (teclado), Kassim (baixo, guitarra), Miguel Atwood-Fergunson (arranjos) e Mauro Refosto (bateria e percussão) e Cesar Mendez (guitarra).

Em 2015, sua música “Tudo”, composta em parceria com Adriana Calcanhotto, foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Música Brasileira. 

Em 2017 começou a passar por um processo pessoal muito conturbado que envolveu assuntos relacionados a interdição de seu pai, o cantor João Gilberto. A polêmica (e brigas) continuou até 2018, fazendo participar personalidades do mundo todo, em prol de uma campanha para ajudar o cantor. Ainda em 2017 apresentou-se no Cine Theatro Brasil Vallourec em Belo Horizonte. Na ocasião foi acompanhada por dois músicos, no violão acústico e percussão. No repertório do show apresentou as canções do CD “Tudo”, lançando pela Sony Music no Brasil em 2014.

Em 2018, após a morte de sua mãe, a cantora Miúcha, voltou a residir no Rio de Janeiro. Em 2019 retornou ao exterior para turnê em Portugal, Itália, Índia, Estados Unidos, Inglaterra, Grécia e França.

Em agosto de 2020 lançou o álbum “Agora”, pela [Pias] Recordings. Este foi o primeiro álbum de estúdio desde “Tudo”, lançado seis anos antes.  As onze músicas foram parcerias com o músico e produtor Thomas Bartlett, que já trabalhou com Norah Jones, Florence + The Machine e Yoko Ono. A faixa “Na Cara” teve a participação de Mart’nalia. As músicas registradas no álbum foram “Deixa”, “Bolero”, “Na cara”, “Tão bom”, “Teletransportador”, “O que não foi dito”, “Cliché”, “Agora”, “Essence”, “Raio” e “Yet another love song”. Esta última, além de bebel e Bartlett, teve Jennifer Charles na parceria. Thomas Bartlett tocou piano, programação, percussão, mellotron, Rhodes bass, percussão e o sintetizador-sampler OP-1. Em algumas faixas também aconteceu a participação do baterista e percussionista paraense Magrus Borges.

Em maio de 2023 lançou o single “É preciso perdoar”

Em julho de 2023 lançou o single “Adeus América”(Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques). No mesmo mês se mudou novamente de Nova York, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro.

Em agosto de 2023, no dia 25, Bebel Gilberto lançou, pelo selo belga [PIAS] Records, o álbum “João”, dedicado ao repertório do pai. O trabalho teve a produção de Thomas Bartlett e foi gravado no Reservoir Studios, em Nova York, nos EUA. Também tocaram no álbum, além do produtor no piano e programações,  Guiherme Monteiro no violão, Chico Brown, Kenny Wollesen e Magrus Borges na percussão. A faixa “O pato” (Jayme Silva e Neusa Teixeira) teve a participação de Clark Gayton na tuba e no trombone “Eclipse” (Ernesto Lecuona) teve a flauta de Alex Sopp. Além de “O pato” e “Eclipse”, foram incluídas no álbum as canções “Adeus, América” (Geraldo Jacques e Haroldo Barbosa), “Eu vim da Bahia” (Gilberto Gil),Caminhos cruzados” (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça), “Ela é carioca” (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes), “ É preciso saber perdoar (Carlos Coquejo e Alcyvando Luz), “Valsa (Como são lindos os yoguis)”(João Gilberto),  “Undiú”(João Gilberto) e “Você e eu” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes. Em entrevista publicada no jornal O Globo ,  na ocasião do lançamento do novo trabalho, contou sobre os traumas e a sensação de abandono apesar de toda a herança musical rica, explondo as memórias que a conectavam com o pai mas que também a machucavam. A cantora também abordou as questões jurídicas envolvendo herdeiros e o espólio musical de João Gilberto

 

Discografias
2023 [Pias] Recordings Adeus America

Single

2023 [PIAS]Recordings João
2023 [Pias] Recordings É preciso perdoar

Single

2021 [Pias] Recordings Deixa (Joyce Muniz Remix)

Single

2021 Biscoito Fino Samba da benção

Single

2020 PIAS Records Agora
2020 [Pias] Recordings Bolero

Single

2020 [Pias] Recordings Deixa

Single

2020 [Pias] Recordings Na Cara

Single

2018 Work on me

Single com Joan Osborne

2017 Live at the Belly Up
2014 Selo Sony Masterworks CD Tudo
2012 Brand USA Land of Dreams (With Los Lobos and Bebel Gilberto)

Single

2009 Universal CD All in One
2007 Six Degrees Records CD Momento
2005 Ziriguiboom Bonus Remixes

EP

2004 Ziriguiboom/Crammed/Universal CD Bebel Gilberto
2000 Ziriguiboom CD Tanto tempo
1991 MELDAC CD De Tarde, Vendo O Mar
1986 WEA CD Bebel Gilberto
1983 Funarte Geraldo Pereira. Pedrinho Rodrigues e Bebel Gilberto
Obras
Alguém (c/ Béco Dranolf e Suba)
All in One
Amigos de bar (c/ Dé e Cazuza)
August day song (c/ Chris Franck e Nina Miranda)
Canção de amor
Close your eyes (c/ Béco Dranolf, Dinho Ouro Preto, Patrícia Ermell e Suba)
Ela On my Way
Forever
Lonely (c/ Roberto Garza)
Mais feliz (c/ Cazuza e Dé)
Nós (c/ Roberto Frejat)
Port Antonio
Preciso dizer que te amo (c/ Dé e Cazuza)
Secret
Sem contenção (c/ G. Arling e R. Cameron)
Tanto tempo (c/ Suba)
Tua na lua (c/ Dé e Rachel)
Shows
2013 Bebel Gilberto – Miranda, Rio de Janeiro
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.