0.000
©
Nome Artístico
Alexandre Pires
Nome verdadeiro
Alexandre Pires do Nascimento
Data de nascimento
8/1/1976
Local de nascimento
Uberlândia, MG
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

O cantor teve um breve romance com Carla Perez, apresentadora de TV e ex-dançarina do grupo baiano “É O Tchan!”. Namorou Sheila Mello, outra ex-integrante do mesmo grupo.

Dados artísticos

Surgiu inicialmente em 1989 como cantor do grupo de pagode Só Pra Contrariar, formado na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

O primeiro disco foi lançado pela gravadora BMG em 1993. As músicas “Que se chama amor” e “A barata” foram muito executadas em quase todas as emissoras de rádio, chegando o disco a vender 900 mil cópias.

Em 1995 o grupo lançou o CD “O samba não tem fronteiras”, outro sucesso de vendas que reuniu 20 mil pessoas em show homônimo no Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi lançado o CD “Só Pra Contrariar Futebol Clube”, com músicas já conhecidas e apenas uma faixa inédita: “Tributo aos Mamonas”, de sua autoria em parceria com Luiz Cláudio, composta em homenagem aos integrantes da banda Mamonas Assassinas, mortos em um acidente de avião naquele ano.

O disco “O melhor do SPC”, de 1997, ultrapassou a marca de três milhões de cópias.

Em 1998, foi lançado o disco “Cuando acaba el placer”, com os sucessos do grupo cantados em espanhol. No ano seguinte, o “World Music Awards”, prêmio dado aos artistas recordistas em vendas em diversos países, em sua décima edição, concedeu ao Só Pra Contrariar o prêmio de grupo brasileiro que mais vendeu em 1997. Nesse evento, que pela primeira vez teve a participação de um grupo brasileiro, também foram homenageadas as Spice Girls (grupo feminino inglês), a cantora colombiana Shakira, a cantora americana Mariah Carey, entre outros. Mike Tyson, que estava na platéia, entusiasmou-se com a música do grupo, fato que virou notícia em vários jornais nos EUA, Espanha e América Latina. Ainda em 1999, excursionou pela Europa e por diversos países latino-americanos.

No ano 2000, o grupo lançou o CD “SPC – Só Pra Contrariar”. Por essa mesma época, Alexandre Píres deixou a banda para se dedicar à carreira solo.

Em 2002, o grupo SPC lançou o disco “SPC Acústico” (último com a participação de Alexandre Píres). No CD foram incluídos alguns dos maiores sucessos do grupo e algumas inéditas. O disco contou também com a participação especial de Gilberto Gil, Leonardo, Fábio Jr e Caetano Veloso, com quem interpretou em dueto “Final feliz”, composição de Jorge Vercilo. Lançou pela gravadora BMG W.S. Latin o CD “É por amor”, divulgado em 25 países de língua latina e principalmente para o público latino residente nos Estados Unidos. Gravou “Alexandre Píres”, outro CD voltado especificamente para os fãs latinos. Ainda em 2002 lançou , pelo selo BMG Brasil, o CD “Minha vida minha música”, que contou com a participação da atriz Suzana Vieira na faixa de abertura e na faixa “Suzana em Miami”.

Em 2003 cantou e tocou violão para George W. Bush, presidente americano, que o abraçou duas vezes para fotografias na Casa Branca, participando como atração principal no evento “Mês da Herança Hispânica”, homenagem à cantora cubana Célia Cruz, recém falecida. Na ocasião, interpretou “Garota de Ipanema” (Tom e Vinicius) em português e inglês. Participou da entrega do prêmio “Latin Billboard Music Awards”, em Miami, sendo indicado em quatro categorias: “Artista Latino mais executado do ano de 2002”; “Álbum Pop Latino do ano de 2002”; “Música mais executada em 2002 – com Usted se Me Llevó la Vida – categoria masculina; e ainda “Música mais executada do ano de 2002” , categoria novo artista. Na festa recebeu o prêmio de “Artista do Ano”. Logo depois seguiu em turnê pelas cidades americanas de Nova Iorque, Los Angeles e Miami e pelo México e Porto Rico. Participou do disco “The great american song-book: volume 2”, de Rod Stewart, com o qual fez dueto na faixa “Dont get around much anymore”. Ainda em 2003 lançou o CD “Estrella guia”, do qual se destacou o sucesso internacional “Amame” (Vem me amar). O disco foi lançado primeiramente nos Estados Unidos e posteriormente (em junho) no Brasil. Deste mesmo CD destacou-se também a composição “Quitemonos la ropa”, escolhida para ser o tema oficial nos estádios mexicanos durante a “Copa Ouro de Futebol 2003”.

Em 2004 lançou, pela Sony & BMG, o CD “Alto falante”, que contou com as participações de Netinho de Paula, Caju & Castanha, Fat Family e Sampa Crew. Nesse mesmo ano lançou o CD “Alma brasileira”, todo em espanhol.

No ano de 2005 lançou o CD “Meu Samba”, coproduzido por Cláudio Rosa.

Em 2006 lançou, pela Sony & BMG, o CD “Maxximum: Alexandre Pires”, que reúne raridades, duetos e sucessos do cantor, compilados pelos jornalistas e pesquisadores Marcelo Fróes e Rodrigo Faour.

Em 2007 gravou seu primeiro CD solo em espanhol “O melhor de Alexandre Pires”, que contou com a participação da cantora cubana Gloria Estefan. Nesse mesmo ano lançou, pela Sony International, a coletânea com um CD e um DVD “Éxitos…solo para usted”. Ainda em 2007 lançou pela EMI o CD “A un ídolo”, também em espanhol.

Em 2008 lançou o CD/ DVD “Em casa Ao vivo”, gravado na casa Castelli Master, em Uberlândia (MG), no qual dividiu a direção artística com a cantora Ivete Sangalo, com quem fez um dueto na faixa “Estrela cadente” (Hunting High and Low, na versão original). Lançado pelo selo EMI, o disco contou com participações como Alcione, em “Depois do prazer”; Daniel em “Cheguei tarde demais”; Perlla em “Te amar sem medo”; entre outras.

Em 2009 participou da gravação do CD/ DVD “O Baile do Simonal”,  realizada no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, na qual interpretou a faixa “Sá Marina”.

Em 2010 lançou o CD “Mais Além”, do qual ficou responsável pela produção ao lado de Cláudio Rosa, seu parceiro nas faixas inéditas “Você não vai me escapar” e “Mais além”. Lançado pelo selo EMI, o disco contou com outras inéditas de sua autoria como “Erro meu” (c/ Marquinhos Mosqueira), “Mais além” (c/ Cláudio Rosa), “Chumbo trocado” (c/ João Junior), “Quem é você”, “Leve tudo com você” (c/ Luiz Silva), “Sem pensar” (c/ João Junior), “Você não vai me escapar” (c/ Cláudio Rosa), “Sua metade” (c/ Thiaguinho), “Sissi” (c/ Lourenço), “Eu sou o samba”, que contou com a participação do cantor e compositor Seu Jorge, e “Mulher das estrelas”, escrita em homenagem à cantora Alcione. O DVD “Mais Além Ao vivo” foi gravado logo em seguida, em show realizado no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, e contou com músicas do repertório do grupo Só Pra Contrariar, além das que compunham o disco homônimo. Nesse mesmo ano participou da gravação do CD “Disney Adventures in Samba”, no qual interpretaram a faixa “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso). Produzido por Alceu Maia e lançado pelo selo Walt Disney Records, o disco contou com a participação de vários artistas brasileiros interpretando temas de filmes e desenhos da Disney no ritmo do samba. Ainda em 2010 lançou, pela Som Livre, a coletânea “Alexandre Pires e Amigos”, que contou com 16 faixas dentre as quais “Ei sou o samba”, com Seu Jorge; “Solo que me falta”, com Alejandro Sanz; “Depois do prazer”, com Alcione; “Final feliz”, com Caetano Veloso; “Santo santo”, com Gloria Estefan; “Essa tal liberdade”, com Fábio Jr.; entre outras.

Em 2011 apresentou-se na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, em show realizado pela radio FM O Dia.

Seus discos anteriores venderam um milhão de cópias no exterior. Nesse mesmo ano realizou o show “Mais Além” no espaço Citibank Hall, no Rio de Janeiro. Participou do show em homenagem aos 80 anos do Cristo Redentor, realizado no Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, no qual interpretou “Aquele abraço” (Gilberto Gil). O show também contou com a participação de artistas como Beth Carvalho, Roberto Menescal, Elba Ramalho, Sandy, Arlindo Cruz, Leila Pinheiro, Miúcha, Zeca Pagodinho, entre outros, acompanhados dos músicos Julinho Teixeira (arranjo, regência e teclado), Luciano (bateria), André Neiva (baixo), José Carlos (guitarra e violão), André (percussão), Jaguara (percussão), Jesse Sadoc (trompete), Rodrigo Sha (sax), Jorge Alexandre (coro), Isabel (coro), Alessandra (coro), Marcio Malard (cello) e Alceu Maia (cavaco). O registro desse show foi gravado em CD/ DVD e distribuído mundialmente nos países católicos pela EMI, em 2012.

Em 2012 se apresentou no estúdio Quanta, em São Paulo, para a gravação ao vivo do CD e DVD ”Eletrosamba”, em show que contou com as participações de Claudia Leitte em “Minha solução”, Xuxa em “Arco-Íris”, e da apresentadora Sabrina Satto.

Em 2013 participou do show “Um barzinho, um violão – Anos 80”, realizado no Salão Segóvia do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, com vários artistas interpretando temas de novelas dos anos de 1980, para a gravação de CD e DVD homônimos, no qual gravou as músicas “O que é que há?” (Fábio Jr. e Sérgio Sá) e “À francesa” (Cláudio Zoli e Antonio Cícero).

Participou do disco “One Love, one rhythm”, álbum oficial da Copa do Mundo da Fifa lançado pelo selo Sony Music em 2014, no qual interpretou “Dar um jeito (We will find a way)” (Carlos Santana e Wyclef) com o DJ Avicii. Apresentou-se no encerramento da Copa do Mundo no Maracanã, onde interpretou o hino oficial da Copa ao lado de Carlos Santana, Wyclef e Avicii.

Ao lado do cantor Luiz Carlos do grupo Raça Negra, integrou o projeto “Gigantes do Samba”, cujo show realizado na casa Citibank Hall, em São Paulo, foi lançado em CD e DVD pelas gravadoras Som Livre e Sony Music, no ano de 2014.

Em 2015 lançou, pelo selo Sony Music, o CD “Pecado original”, com músicas inéditas e autorais como “Barraqueira”, “Pecado original” e a regravação de “Meu sangue ferve por você”, eternizada pelo cantor Sidney Magal na década de 1970.

Em 2017 lançou, pelo selo Som Livre, o CD duplo/ DVD “DNA Musical”, produzido por Paula Lavigne e Fernando Young, no qual dividiu os vocais com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Seu Jorge, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Martinho da Vila e Chico Buarque. O show de lançamento foi apresentado na casa de shows Metropolitan, no Rio de Janeiro.

No ano de 2018 saiu em turnê nacional com o show “O baile do nêgo véio”, com repertório de músicas das vertentes do axé music e do pagode, que fizeram sucesso na década de 1990. Lançou no ano seguinte, pelo selo Som Livre, o CD ao vivo do show “O baile do nêgo véio”, gravado em Florianópolis (SC).

Em 2022 lançou o registro audiovisual “Latin Lover (En Vivo)”, com versões em espanhol de músicas como “Aguenta coração” (Ed Wilson Paulo Serguo Valle e Prêntice) e “Depois do prazer” (Chico Roque e Sérgio Caetano). Realizou, ao lado de Seu Jorge, a turnê “Irmãos”, em que fizeram 14 apresentações pelo país, passando por cidades como Rio e Janeiro, Recife, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Ribeirão Preto, Fortaleza.

Foi uma das principais atrações do Palco Principal montado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para as comemorações do Réveillon de 2023.

Discografias
2022 Opus Entretenimento / Sonora Digital DVD Latin Lover (En Vivo)
2019 Som Livre CD O baile do nêgo véio volume 1 – Ao vivo em Jurerê Internacional
2019 Som Livre CD O baile do nêgo véio volume 2 – Ao vivo em Jurerê Internacional
2018 Som Livre CD Alexandre Pires apresenta: O Baile do Nêgo Véio (Ao Vivo)
2017 Som Livre DNA Musical
2017 Som Livre DVD DNA Musical
2017 Som Livre CD DNA Musical – CD duplo
2015 Som Livre CD Pecado Original
2015 Sony Music CD Pecado original
2014 Som Livre/Sony Music CD Gigantes do Samba

(c/ Luiz Carlos)

2014 Som Livre/Sony Music DVD Gigantes do Samba

(c/ Luiz Carlos)

2014 Som Livre/Sony Music CD Gigantes do Samba (c/ Luiz Carlos)
2014 Som Livre/Sony Music DVD Gigantes do Samba (c/ Luiz Carlos)
2014 Sony Music CD One Love, one rhythm

(vários artistas)

2014 Sony Music CD One Love, one rhythm (participação)
2013 ZecaPagodiscos/ Universal Music CD Um barzinho, um violão – Anos 80

(vários artistas)

2013 ZecaPagodiscos/ Universal Music DVD Um barzinho, um violão – Anos 80

(vários artistas)

2013 ZecaPagodiscos/ Universal Music CD Um barzinho, um violão – Anos 80 (participação)
2013 ZecaPagodiscos/ Universal Music DVD Um barzinho, um violão – Anos 80 (participação)
2012 EMI CD Cristo Redentor 80 Anos Ao vivo (participação)
2012 EMI DVD Cristo Redentor 80 Anos Ao vivo (participação)
2012 Sony Music CD Eletrosamba
2012 Sony Music DVD Eletrosamba
2012 EMI CD Show da Paz – Cristo Redentor 80 Anos Ao vivo

(vários artistas)

2012 EMI DVD Show da Paz – Cristo Redentor 80 Anos Ao vivo

(vários artistas)

2010 Som Livre CD Alexandre Pires e Amigos

(coletânea)

2010 Som Livre CD Alexandre Pires e Amigos (coletânea)
2010 Walt Disney Records CD Disney Adventures in Samba

(vários artistas)

2010 Walt Disney Records DVD Disney Adventures in Samba

(vários artistas)

2010 Walt Disney Records CD Disney Adventures in Samba (participação)
2010 Walt Disney Records DVD Disney Adventures in Samba (participação)
2010 EMI CD Mais Além
2010 EMI DVD Mais Além
2009 EMI CD O Baile do Simonal

(vários artistas)

2009 EMI DVD O Baile do Simonal

(vários artistas)

2009 EMI CD O Baile do Simonal (participação)
2009 EMI DVD O Baile do Simonal (participação)
2008 EMI CD Em casa Ao vivo
2008 EMI DVD Em casa Ao vivo
2007 EMI CD A un ídolo
2007 Som Livre CD O melhor de Alexandre Pires
2007 Sony International CD Éxitos...solo para usted

(coletânea)

2007 Sony International DVD Éxitos...solo para usted

(coletânea)

2007 Sony International CD Éxitos...solo para usted (coletânea)
2007 Sony International DVD Éxitos...solo para usted (coletânea)
2006 Sony & BMG CD Maxximum: Alexandre Pires
2005 Sony & BMG CD Meu Samba
2004 Sony/ Ariola CD Alma brasileira
2004 Sony/ Ariola CD Alma brasileira (latino)
2004 Sony & BMG CD Alto falante
2004 Sony & BMG CD Alto-falante
2003 BMG Brasil CD Estrela guia
2003 BMG W.S.Latin CD Estrella guia
2002 BMG W.S.Latin CD Alexandre Píres
2002 BMG Brasil CD Minha vida minha música
2002 DVD SPC Acústico

Ao Vivo

2002 BMG CD SPC Acústico

Ao Vivo

2002 CD Só Pra Contrariar (Acústico)

(c/ o grupo Só Pra Contrariar)

2002 BMG Brasil CD É por amor
2002 BMG W.S.Latin CD É por amor
2000 BMG CD SPC-Só Pra Contrariar
2000 BMG CD Só Pra Contrariar

(c/ o grupo Só Pra Contrariar)

1998 BMG CD Cuando acaba el placer
1997 BMG CD O melhor do Só Pra Contrariar
1997 BMG CD Só Pra Contrariar
1996 BMG CD Só Pra Contrariar Futebol Clube
1996 BMG CD Só Pra Contrariar Futebol Clube (Ao Vivo)

(c/ o grupo Só Pra Contrariar)

1995 BMG CD O samba não tem fronteiras
1994 BMG CD Só Pra Contrariar

(c/ o grupo Só Pra Contrariar)

1993 BMG CD Só Pra Contrariar
1993 BMG-Ariola CD Só Pra Contrariar

(c/ o grupo Só Pra Contrariar)

Obras
Amame
Balada da noite (c/ Pedro Ferreira, Barry Gibb, Mauríce Gibb e Robin Gibb)
Barraqueira
Bom astral (c/ Lourenço)
Chumbo trocado c/ João Junior
Coisa do destino c/ Fernando Pires e João Júnior
Erro meu c/ Marquinhos Mosqueira
Eu sou o samba
Feito neném (c/ Lourenço)
Fingindo estar feliz c/ Fabrício Naves
Leve tudo com você c/ Luiz Silva
Mais além c/ Cláudio Rosa
Mulher das estrelas
Na pegada, eu sou mais eu c/ Marquinhos Mosqueira
O amor está no ar c/ João Junior
Pecado original
Profunda saudade
Quem manda é ela c/ Nego Joy
Quem é você
Sem pensar c/ João Junior
Sissi c/ Lourenço
Sua metade c/ Thiaguinho
Tributo aos Mamonas (c/ Luiz Cláudio)
Vamos fazer diferente c/ Marquinhos Mosqueira
Vem me amar
Vestibular pra solidão
Você não vai me escapar c/ Cláudio Rosa
Shows
2023 Palco Principal, Praia de Copacabana, Rio de Janeiro Alexandre Pires – "Réveillon 2023"
2017 Metropolitan, Rio de Janeiro Alexandre Pires – lançamento do DVD "DNA Musical"
2012 estúdio Quanta, São Paulo Alexandre Pires - gravação do CD e DVD ”Eletrosamba”
2011 Fundição Progresso, RJ. Alexandre Pires
2011 Citibank Hall, Rio de Janeiro Mais além Ao vivo
2011 Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro Show comemorativo dos 80 anos do Cristo Redentor
Cuando acaba el placer. Espanha,
Cuando acaba el placer. México.
Cuando acaba el placer. RJ,
Cuando acaba el placer. Via Funchal, SP,
Só Pra Contrariar Futebol Clube,
Só Pra Contrariar,
Clips
1998 Cuando acaba el placer.
1997 Minha metade.
1995 O samba não tem fronteiras.
Crítica