Busca:

Ziriguidum



Dados Artísticos

Criado como publicação impressa nos intervalos das aulas de comunicação da PUC-Rio pelos jornalistas Beto Feitosa e Flávia Souza Lima, teve a primeira edição lançada em janeiro de 1996, com entrevistas exclusivas com Rita Lee (matéria de capa), Leila Pinheiro, Guinga, Verônica Sabino, Zé Renato, Flávio Venturini e Fátima Guedes. O release de apresentação foi assinado pelo maestro Marcos Leite, criador do grupo Garganta Profunda. Por seu conteúdo diferenciado, logo chamou a atenção de veículos como “Jornal do Brasil”, “O Globo”, “Folha de São Paulo” e “Tribuna da Imprensa”.

Convidado pelo portal Beat online, estreou na internet em março de 1996, sendo o primeiro site especializado em música brasileira. As matérias foram publicadas em português e inglês. Permaneceu na internet atualizado mensalmente com entrevistas, lançamentos e cobertura de shows.

A revista teve ainda outra edição, com entrevistas com Zélia Duncan (capa), Joyce, Djavan, Caetano Veloso, Gal Costa entre outros. A contracapa trouxe texto elogioso assinado pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin.

Em 1998, estreou no portal UOL e lançou “RadioAtivo”, primeiro programa de Rádio produzido exclusivamente para a internet. O programa entrevistou artistas como Leila Pinheiro, Zélia Duncan, Rita Lee, Moska, Lô Borges, Verônica Sabino, Antonio Villeroy e Pedro Lima entre outros.

A partir de 2002, passou por uma reformulação completa e passou a ter atualizações diárias. Desde então é editado por Beto Feitosa e conta com colaborações ocasionais de jornalistas e fotógrafos.

O aniversário de dez anos foi comemorado com um show na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro. A abertura foi com depoimento em vídeo de Rita Lee e o show trouxe Lucina e convidados como Sueli Costa, Fernanda Cunha, Denise Pinaud, Crikka Amorim, João Pinheiro e Carol Saboya, entre outros.

Ao longo dos anos, o site – www.ziriguidum.com - vem mantendo sua proposta inicial de focar artistas de talento e trabalhos relevantes, independente de sucesso e resultados comerciais.

Mais visitados
da semana

1 Jaburu Batera
2 Mário Silva
3 Paulinho da Viola
4 Noel Rosa
5 Tiee
6 Festivais de Música Popular
7 Cartola
8 Gonzaguinha
9 Pinocchio
10 Martinho da Vila