Busca:

Valdemar Gomes

Valdemar Gomes da Silva
12/10/1911 Fortaleza, CE
circa 1985 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Por volta de 1938, fez seus primeiros amigos no meio artístico, como Zé da Zilda e Ataulfo Alves. Neste mesmo ano, cantou um estribilho seu para Cícero Nunes,  nascendo aí uma parceria com "Quando anoitecer", composição gravada em 1940 pelo Trio de Ouro. Nesta época, conheceu o violonista Pereira Filho e o pistonista Guilherme Pereira, que lhe conseguiram uma vaga de crooner das matinês do Assírio.  Entre os anos de 1940 e 1950, abandonou a profissão de  bombeiro hidráulico, empregando-se como cantor em dancings, como o Eldorado, Avenida, Brasil, Austral, entre outros.
Em 1942,  lançou  um segundo disco, onde constava a composição "Coberta de ouro", parceria com Afonso Teixeira, gravada por Aracy de Almeida. Em 1943, fez  em parceria com Herivelto Martins a música  "Dois corações", gravada em dueto por Francisco Alves e Dalva de Oliveira. Desde então, estabeleceu parceria com compositores como Marino Pinto, Newton Teixeira, Mário Rossi, entre outros.
Em fins da década de 1940  e durante a década de 1950, suas composições continuaram sendo gravadas por grandes intérpretes como Nélson Gonçalves, Carlos Galhardo, Isaurinha Garcia, Aracy de Almeida, entre outros.  Em 1957, passou a trabalhar no serviço interno na UBC. Em 1963, teve o samba "Bolas de papel" gravado por Noite Ilustrada em LP lançado pela Philips.

Mais visitados
da semana

1 Jaburu Batera
2 Karen Keldani
3 Mário Silva
4 Tiee
5 Paulinho da Viola
6 Noel Rosa
7 Festivais de Música Popular
8 Gonzaguinha
9 Augusto César Vannucci
10 Adoniran Barbosa