Busca:

Sebastião Rufino

Sebastião Rufino dos Santos
Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Embora sem reconhecimento maior em sua própria época, ele foi um sambista carioca que atuou no começo dos anos 1930, tendo sido vocalista da Orquestra Brunswick, além de ser compositor e de ter gravado discos solo como cantor. Gravou um total de 11 discos pela Brunswick com 21 músicas, 5 delas de sua autoria sendo uma em parceria com Heitor dos Prazeres.

Em 1930, gravou como vocalista da Orquestra Brunswick os sambas "Adeus crioula", de Zé da Pavuna, "Perdi a noção", de Alfredo Pereira, e "Macaco velho", de Lourival Ferreira. No mesmo ano, gravou como vocalista do grupo Desafiadores do Norte o samba "Não quero", e a embolada "O quati qué fugi", de sua autoria. Ainda nesse ano, gravou solo com acompanhamento da Orquestra Brunswick os sambas "Dora", de F. A. Rocha, "Um beijo só", de A. de Carvalho, "Jura desfeita", de sua autoria, "Rosa não chores", de sua parceria com Heitos dos Prazeres, "Samba furô", de Josué de Barros, "Saia comprida", de José Ferreira Lixa, "Coruja", de Fla-Flu e P. Nogueira, "Não faça isso", de Fla-Flu, e "É fruta", de Romualdo Peixoto, o Nonô, e o samba-lundu "Isso eu sei que é", de Romualdo Miranda. Gravou também com acompanhamento de flauta e piano, com instrumentistas não especificados, os sambas "Macumba da Bahia", de Figueiredo dos Santos, e "Na corda bamba", de sua autoria. Também em 1930 fez quatro gravações na Parlophon como vocalista do grupo Desafiadores do Norte: o samba "Não gosto assim", de João Miranda, o coco "Bela não deu", de sua autoria, a toada "Chora viola", de João Miranda, e a embolada "De Laranjeira a Propriá", também de João Miranda.

Em 1931, gravou com acompanhamento da Orquestra Brunswick os sambas "Babilônia", de J. A. Del Vecchio e J. da Costa, "Gueishinha", de José Francisco de Freitas, "Perna de pau", de H. Brandão, e "Boa baiana", de J. S. Frederico.

Mais visitados
da semana

1 Jaburu Batera
2 Mário Silva
3 Paulinho da Viola
4 Tiee
5 Noel Rosa
6 Festivais de Música Popular
7 Cartola
8 Gonzaguinha
9 Karen Keldani
10 Augusto César Vannucci