Busca:

Nego Nelson

Nelson Batista Ferreira
23/2/1949 Belém, Pará

Dados Artísticos

Em 1972, teve pela primeira vez gravada uma música de sua autoria, "Belém", em parceria com Sebastião Tapajós, que a incluiu no repertório do disco "Violão e amigos".

Em 1976, iniciou sua carreira de músico, tocando em casas noturnas ao lado do cantor Valter Bandeira, do violonista Everaldo Pinheiro e do percussionista Dadadá.

Formou, juntamente Dadadá, Sagica, Kizam Gama e Bob Freitas, o Grupo Gema, com o qual realizou trabalhos de música instrumental, com várias apresentações em teatros, praças, clubes em Belém, Macapá e Santarém.

Compôs mais de 100 canções, em estilos os mais diversos, como valsas, sambas, boleros, funks, carimbós e guarânias.

Atuou, como instrumentista, com diversos artistas como Billy Blanco, João Donato, Carmen Costa, Erasmo Carlos, Martinho da Vila, Sérgio Ricardo, Noite Ilustrada, Maurício Tapajós, Valeska, Leila Pinheiro, Nazaré Pereira, Johnny Alf e Fafá de Belém, além da francesa Zizi Burnier.

Como artista solista, apresentou-se com os violonistas paraenses Salomão Habib ("Dois violões amazônicos") e Paulinho Moura ("13 cordas").

Em 1994, participou do Festival Musicanto, realizado em Santa Rosa (RS), com o baião "Come unha".

No ano seguinte, apresentou-se no Festival de Corais de Nancy (França), com o octeto paraense Vox Brasilis.

Excursionou com Sueli Costa e Paulo Bellinati pelo Norte e Centro-Oeste do Brasil, através do Projeto Pixinguinha.

Participou de gravações em discos de autores e cantores paraenses, como "Omami Omami", com a música "Na mesa com Chico Mendes", de sua parceria com Edson Coelho.

Seu primeiro CD, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult), fez parte do "Projeto Uirapuru", que visa resgatar o trabalho dos compositores mais significativos da cultura musical paraense.

É professor de violão na Fundação Curro Velho e no Conservatório Carlos Gomes.

Mais visitados
da semana

1 Jaburu Batera
2 Karen Keldani
3 Noel Rosa
4 Festivais de Música Popular
5 Tiee
6 Mário Silva
7 Gonzaguinha
8 Augusto César Vannucci
9 Gilberto Gil
10 Adoniran Barbosa