Busca:

Irinéa Ribeiro

Irinéa Maria Ribeiro Borges da Silva
30/6/1946 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Aos 13 anos de idade, teve pela primeira vez gravada uma canção de sua autoria, “Não culpo ninguém”, por Sílvio Ribeiro.

Em 1968, participou do II Festival Estudantil da Música Brasileira (Rede Globo), com suas composições “Praia só”, interpretada por Geise Monteiro “Espera”, interpretada por Gilberto Ballalais, e “Doce lembrança”, em sua interpretação, classificadas em 1°, 5º e 10º lugar, respectivamente. A música “Praia só” recebeu ainda os prêmios de Melhor Intérprete e Melhor Arranjo, além de ter sido automaticamente selecionada para o III Festival Internacional da Canção. Também nesse ano, sua canção “Vida breve” (c/ Neville Jordan), interpretada por Claudette Soares, foi classificada em 2° lugar no I Festival Universitário da Canção Popular (TV Tupi). Participou de outras edições desse mesmo festival, com as canções “Mito Milton” (c/ Geise Monteiro), interpretada por Joyce, em 1972, e “Momento” (c/ Geise Monteiro), interpretada por Luiz Antônio, que foi contemplado com o prêmio de Melhor Intérprete, em 1973.

Em 1975, mudou-se com o marido, o baterista Luiz Moreno, para São Paulo. Nesse período, começou a trabalhar com programação visual para o grupo O Terço. Voltou para o Rio de Janeiro em 1978.

Sua composição “Negritude” (c/ Paulo César Feital) foi gravada por Zezé Motta, dando título ao LP lançado pela cantora em 1979.

No ano seguinte, iniciou uma fértil parceria com Sueli Corrêa, registrada pela primeira vez por Jane Duboc com a gravação de “Languidez”, faixa-título do LP lançado pela cantora ainda em 1980.

Entre seus parceiros consta também Raul Miranda, com quem compôs, entre outras, a canção “Facho de luz”, gravada por Wanderléa em LP lançado em 1981.

Ao longo de sua carreira, foi premiada em vários festivais de música.

Em 2004, comemorando 40 anos de vida artística, apresentou-se no Centro Cultural da Justiça Federal (RJ), com a participação de Claudette Soares, Geise Monteiro, Paulo César Feital e Célia Vaz.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções vários artistas, como Tim Maia, Rosa Marya, Wanderléa, Jane Duboc, Cauby Peixoto, Maria Creuza, Walter Montesuma, Andréa Montesuma, Roberta, Olívia Hime, Les Étoile, Fhernanda e Zezé Motta, entre outros. Em 2015, apresentou-se na Casa de Artes de Paquetá, em show que contou com a presença de Luanda Jones. 

Mais visitados
da semana

1 Jaburu Batera
2 Mário Silva
3 Paulinho da Viola
4 Tiee
5 Noel Rosa
6 Festivais de Música Popular
7 Cartola
8 Gonzaguinha
9 Pinocchio
10 Karen Keldani