Busca:

Bernardo Guimarães

Bernardo Joaquim da Silva Guimarães
1825 Ouro Preto,MG
1884 Ouro Preto,MG

Dados Artísticos

Considerado um dos fundadores do romance sertanejo e regional, por sua obra "O Ermitão de Muquém", escrito em 1858 e publicado em 1865, ambientou suas histórias principalmente em Minas Gerais e Goiás. Foi um dos poucos escritores do Romantismo a fundir no romance idealizado os elementos da narrativa oral, retratando os costumes, a cultura e os hábitos do interior de Minas e Goiás.

Sua obra mais conhecida é "A Escrava Isaura" (1875), romance de cunho abolicionista, que inspirou a telenovela brasileira de maior sucesso no exterior, inclusive no Japão , pela TV Globo, nos anos 1980.

Já no romance "O Seminarista", o escritor traz ao debate a questão do celibato clerical. O autor também ficou conhecido pelos poemas humorísticos e eróticos, que se situam paralelos à sua criação narrativa.

No poema "A orgia dos duendes, o autor realiza uma irreverente crítica a vários segmentos do universo social de seu tempo como, a nobreza e diversos papéis do mundo eclesiástico, compondo, inclusive, o acompanhamento musical, cuja partitura original encontra-se na Biblioteca Nacional.

Mais visitados
da semana

1 Jaburu Batera
2 Mário Silva
3 Paulinho da Viola
4 Noel Rosa
5 Festivais de Música Popular
6 Tiee
7 Cartola
8 Pinocchio
9 Gonzaguinha
10 Martinho da Vila