0.000
Nome Artístico
Luiza Dionizio
Nome verdadeiro
Luiza Conceição Dionizio
Data de nascimento
8/12/1963
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Dados artísticos

Na década de 1980 participou das rodas de samba “Pagode da Tia Doca”, em Oswaldo Cruz e “Pagode do Arlindo”, em Cascadura.
No ano de 1999, ao lado de Marko Andrade, Renato Piau e Elza Maria, entre outros, participou do disco “Conexão carioca”, produzido por Euclides Amaral e Paulo Renato. No CD, com apresentação do crítico Ricardo Cravo Albin, interpretou em dueto com Milton Sívans a composição “Da cor do meu batom” (Mílton Sívans, Marilú e Luizão da Paz). À época, assinava o nome artístico como Lú Dionízio. No ano seguinte gravou com Mílton Sívans “Rosa morena” (Mílton Sívans e Euclides Amaral) na coletânea “Conexão carioca 2”. O CD, produzido por Euclides Amaral, contou com apresentação de Ricardo Cravo Albin e participação de Eliane Faria, Anna Pessoa e Rubens Cardoso, entre outros.
Convidada pela cantora Dorina integrou o elenco do show “Ginga”, juntamente com João de Aquino, Paulão Sete Cordas e Nadinho da Ilha, nos teatros Rival BR e Villa-Lobos.
Em 2005 participou do disco “Renascença Samba Clube – Samba do Trabalhador”, produzido por Moacyr Luz e produção musical de Rildo Hora, no qual interpretou “Conceição da praia”, de Luiz Carlos Máximo. Do disco, gravado ao vivo na roda de samba homônima que acontecia no clube Renascença, no bairro do Andaraí, também participaram Luiz Carlos da Vila, Moacyr Luz, Adilson Bispo, Bandeira Brasil, Bira da Vila, Efson, Marquinhos Sathan, Pedrinho da Flor, Renato Milagres, Riko Dorilêo, Toninho Geraes, Zé Luiz do Império e Wanderley Monteiro, entre outros. Neste mesmo ano ganhou o primeiro lugar no “Festival de Sambas de Terreiro da Portela” cantando com Ernesto Pires “Voltei pra Portela”, de Ratinho. No ano seguinte, foi novamente a campeã no mesmo festival, desta vez com uma composição de Wanderley Monteiro e Luiz Carlos Máximo.

No ano de 2010 lançou, Selo CCCDiscos/Distribuição Universal Music, o CD “Devoção”, com produção musical de Paulão Sete Cordas, no qual interpretou “Jardim das oliveiras”, inédita de Délcio Carvalho, com participação especial da Velha-Guarda do Império Serrano; “Conceição da praia” (Luiz Carlos Máximo); “Último verso” (Élton Medeiros); “Pensando bem” (Martinho da Vila e João de Aquino) e “Vila dos meus amores” (Luiz Carlos da Vila e Luiz Carlos Máximo), além de “Oxum Ololá”, de autoria de Raimundo Santa Rosa, entre outras. Neste mesmo ano, com Arlindo Cruz, Claudio Jorge, Dorina, Galocantô, Sombrinha, Mauro Diniz, Moyseis Marques e Wilson das Neves, participou do show “Tributo a Luiz Carlos da Vila”, no Teatro Rival BR.
Em 2012 apresentou, ao lado da cantora Dorina, o show “O Meu Lugar: Madureira”, no qual interpretaram músicas consagradas de compositores associados às escolas de samba Portela e Império Serrano, como “O quitandeiro” (Monarco e Paulo da Portela), “São José de Madureira” (Beto Sem Braço e Zeca Pagodinho), “O meu lugar” (Arlindo Cruz e Mauro Diniz), “Acreditar” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho), “Prece a Xangô” (Zé Luiz e Nelson Rufino), “Aquarela brasileira” (Silas de Oliveira), entre outras. Com direção musical de Roberto Chama, o show foi realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano viajou em turnê pela Europa, acompanhada do violonista e arranjador Leandro Saramago, apresentando-se no Mini Teatro de Lisboa, em Portugal; e no Lespace des arts, Le Pradet e Planet Mundo Café, na França. Ainda em 2012 viajou em turnê por diversas cidades do estado do Rio de Janeiro com o show “Nas águas do Lago”, em que se apresentou ao lado de Mariozinho Lago e do grupo Tempero Carioca, e que contou com repertório de músicas e poemas do compositor Mário Lago.
Durante a carreira apresentou-se nas principais casas noturnas do Rio de Janeiro, entre elas Centro Cultural Carioca, Café Cultural Carioca da Gema; show em homenagem a Cartola no Teatro do BNDES, ao lado de Elton Medeiros e Henrique Cazes; tributo a Clementina de Jesus com Moyseis Marques, no Centro de Referência da Música Carioca; Teatro Rival BR com Dona Ivone Lara e Nilze Carvalho em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” e apresentações avulsas com Luiz Carlos da Vila, Fátima Guedes e Moacyr Luz.

Discografias
2010 Selo CCCDisccos/Universal Music CD Devoção
2005 Lua Music CD Renascença Samba Clube - Samba do Trabalhador

(vários)

2000 Selo Guitarra Brasileira CD Conexão carioca 2

(vários)

1999 Selo Peixe Vivo Produções CD Conexão carioca

(vários)

Shows
2012 L'espace des arts, França Luiza Dionizio
2012 Le Pradet, França Luiza Dionizio
2012 Mini Teatro de Lisboa, Portugal Luiza Dionizio
2012 Planet Mundo Café, França Luiza Dionizio
2012 RJ Nas águas do Lago (c/ Mariozinho Lago e grupo Tempero Carioca)
2012 Teatro Rival, Rio de Janeiro O Meu Lugar: Madureira (c/ Dorina)
2010 Show Devoção Centro Cultural Carioca, RJ.
2010 Show Devoção Loja Modern Sound, RJ.
2010 Show Devoção Teatro Rival BR, RJ.
2010 Tributo ao Poeta Luiz Carlos da Vila (vários. Teatro Rival Br, RJ.
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AMARAL, Euclides. Poesia Resumida – Poemas & Letras (Antologia Poética). Rio de Janeiro: Edição Casa 10 Comunicação, 2013.