0.000
Nome Artístico
Élidah Trinta
Nome verdadeiro
Élida Trinta Alves Ferreira
Data de nascimento
19/12/1964
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Bailarina. Atriz. Modelo. Manequim.

Sobrinha de Joãosinho Trinta.

Participou de clipes de Clipes musicais de Agepê e Moraes Moreira para o programa “Fantástico”, da TV Globo nos ano de 1986 e 1987.

Em 1988 formou-se em Turismo, pela Universidade Estácio de Sá. No ano posterior, em 1989, transferiu-se para a Itália, onde residiu até o ano de 1992, desenvolvendo trabalhos para as emissoras de televisão Rai Uno e Canale 5.

De volta ao Brasil, em 1993, estudou teatro com Ana Kfuri na Casa de Artes Laranjeiras e canto, solfejo, percepção musical e violão com Léo Shanty.

No ano de 1996 estudou Teoria e Técnica Musical na Associação Brasileira de Canto e Coral. 

Com Emilson estudou canto, técnica americana de respiração em 1999. No ano seguinte, em 2000, residiu na Inglaterra e Espanha.

Em 2001, com Wladimir Cabanas, estudou técnica vocal, solfejo e canto lírico. 

No ano de 2002, com a professora Sabrina, estudou violão e canto, técnica geral com Henrique Mota.

Trabalhou em cruzeiro de navio nos Estados Unidos e Caribe, em 2007. No ano posterior, em 2008, com Martha Here, Jaunelle Celaire e Edinéia de Oliveira, fez o curso teórico e prático de “Canto” na “14ª Edição do Rio Internacional Cello Encontre”, com direção de David Chefe.

Como atriz, da Rede Globo, trabalhou em várias novelas, entre as quais “Vale Tudo” (de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseres, em 1988); “Cara e Coroa” (de Antônio Calmon, em 1993) e “Salsa e Merengue” (de Miguel Falabella, em 1996). No teatro atuou na peça “O Senhor das Terras e a Revolta dos Pelados”, apresentada no Teatro Dulcina e no palco do teatro do Instituto de Educação do Rio de Janeiro no ano de 1995. Neste mesmo ano, como atriz, participou da peça “A pequena sereia”, apresentada no Teatro Scala, na Itália, dentre outros teatros de cidades do norte da Itália; trabalhou na peça teatral “Tutuca na idade do lobo”, no Teatro SESC de Madureira, Teatro de Campo Grande e no Clube Municipal do Rio de Janeiro.

Desfilou como destaque nas Escolas de Samba Beija-Flor de Nilópolis, Tradição, Viradouro e São Clemente.

Dados artísticos

Em 1985 passou a integrar como cantora a banda Sonhos Elétricos, tendo sua composição “Preceito de ser feliz” executada pela banda no “FENAM” (Festival de Música do Banco Nacional).

Entre os anos de 2002 e 2003 participou do Coral do Colégio Santo Agostinho, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Fez show musical com Tavynho Bonfá, no evento “Festa do Peixe”, em Agra dos Reis e em 2010, no Vinícius Piano Bar.

Em 2016 participou do show “Encontros com Ricardo Brito”, no Bottes Bar, no Beco das Garrafas (em Copacabana), ao lado de Clarice Magalhães, Tati Vidal, Monalise Monteiro, Agenor de Oliveira, Beto Brown, Carlinhos Motta, Chico Sales, Marcos Ariel, Galloti e os poetas Euclides Amaral e Geovana Píres.

No ano de 2017 lançou o EP “Tatuar”, com produção e arranjos do guitarrista Victor Biglione e participação do baterista Roberto Marques Alemão. No disco, lançado na livraria Bolívar, em Copacabana, interpretou as composições autorais “Teia”, “Jardim”, “Falso herói” e “Blues cidade”, além da faixa-título “Tatuar”. Ainda em 2017 participou como convidada especial do show de Maurício Maestro no Bar Cariocando, no bairro do Catete.

Discografias
2017 Independente CD Tatuar
Obras
Blues cidade
Falso herói
Jardim
Preceito de ser feliz
Tatuar
Teia