Busca:

Zica Bergami


1913 Ibitinga, SP

Dados Artísticos

Seu trabalho como compositora começou a ficar conhecida em 1958, quando Inesita Barroso gravou na Copacabana a valsa "Lampião de gás", parceria com Hervê Cordovil. Essa valsa foi regravada no mesmo ano por Aloísio do Acordeom e seu Conjunto e Coro, na mesma gravadora e pela Banda Chantecler na gravadora Chantecler. A valsa "Lampião de gás" foi considerada uma "ode à São Paulo dos velhos tempos", conforme as palavras da autora que, com ela, recebeu o Troféu Zequinha de Abreu em 1959.

Em 1960, a valsa "Lampião de gás" foi regravada pela cantora nissei Yoko Abe com letra de Kikuo Furuno na gravadora Califórnia. Desenhista primitiva, participou nesse mesmo ano do "Xº Salão Paulista de Arte Moderna". Ainda nos anos 1960, sua composição "O batateiro" foi gravada por Inezita Barroso. Em 1963, sua valsa "Tempos passados" foi gravada na Chantecler pela cantora goiana Eli Camargo.

Recebeu a Grande Medalha de Prata no "centro internacional D'Art Contemporain", em Paris França, em 1984. No ano seguinte, participou da "Primeira mostra contemporânea brasileira", realizada em Lisboa, Portugal.

Em 1996, a valsa "Lampião de gás" foi regravada por Inezita Barroso no CD "Voz e Viola", gravado por ela com o violeiro Roberto Corrêa na gravadora RGE.

Em 1999, a cantora Zezé Freitas gravou o CD "Zezé Freitas interpreta Zica Bergami", cantando, entre outras, "Gafanhoto chegou", "Mata o pato", "Abana o fogo", "O que é que há", "Briga de santo", "Quantas flores", "Eu vou pra lua", "Chova chuva chova", "Na areia", "Pimenta no rock", "Manga", "Maricotinha" e "Lampião de gás". Para esse disco fez diversos desenhos.

Por essa época, a gravadora MCK lançou o CD "Salada de danças", com 13 composições suas interpretadas por ela mesma no qual cantou a música título, além da clássica valsa "Lampião de gás".

Artista versátil, publicou os livros "Filhos de artistas imigrantes" e "Aonde estão os pirilampos?".

Em 2001, teve as músicas "Lampião de gáz", regravada por Izaías e seus chorões e "O Batateiro" e "Lampião de gáz", por Inezita arroso, no CD "Perfil de São Paulo".

Em 2003, teve a valsa "Lampião de gás", gravado por Cida Moreira no CD "Uma Canção pelo Ar", lançado pela gravadora Kuarup. Em 2004, aos 91anos, continuou sendo saudada por muitos como uma das principais compositoras paulistas. Nesse ano, apresentou-se, com sucesso, no "Espaço Cultural CRC SP", em espetáculo de homenagem aos 450 anos de fundação da cidade de São Paulo promovido pelo "Movimento Poético Nacional". Na ocasião, interpretou seu grande sucesso "Lampião de Gás". Também no mesmo ano, essa valsa foi incluída na trilha sonora da minissérie "Um Só Coração", da Rede Globo. interpretada pelo grupo Trovadores Urbanos. Em 2006, "Lampião de gás" foi interpretada por Inezita Barroso, com acompanhamento da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, no quadro de encerramento do último programa programa "Viola, minha viola" do ano.

Mais visitados
da semana

1 Música Sertaneja
2 Daniela Mercury
3 Tom Jobim
4 Dorival Caymmi
5 Noel Rosa
6 Caetano Veloso
7 Gilberto Gil
8 Luiz Gonzaga
9 Hermeto Pascoal
10 Assis Valente