Busca:

Zezé Freitas

Maria José de Freitas Luiz
São Paulo

Dados Artísticos

Iniciou a carreira participando do coral Madrigal que, sob a regência do maestro Benito Juarez percorreu os países africanos Senegal, Costa do Marfim, Nigéria e Gana. Saiu do coral e atuou algum tempo no teatro.

Em 1988, partcipou do disco "Pregões de São Luiz", trabalho patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, no qual fez parte do coro. Iniciu carreira solo como cantora, em 1993.

Seu primeiro trabalho solo foi o CD promocional "Promo", lançado em 1995, no qual interpretou um pot-pourri do Folclore Brasileiro denominado "Cantigas" que incluiu "Cai-cai balão", "Meu Limão..." e "Samba lê lê". Esse disco foi dedicado exclusivamente à divulgação em Rádio e TVs e não teve venda comercial. No mesmo ano, lançou o CD, "Momentos", com direção musical e arranjos de Filó Machado no qual interpretou músicas de importantes compositores brasileiros como "Conversa de botequim", de Noel Rosa e Vadico; "Canções e momentos" de Milton Nascimento e Fernando Brant; "Torresmo à milanesa", de Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro; "Minha nega na janela", de Germano Mathias e "Pisei num despacho", de Geraldo Pereira.

Por essa época, passou a fazer pesquisas sobre músicas ligadas ao folclore brasileiro.

Em 1999, lançou, de forma independente, seu segundo CD, "Zezé Freitas interpreta Zica Bergami", com Produção, direção musical e arranjos de Filó Machado,

interpretando 13 composições da artista paulista Zica Bergami, que também fez desenhos para o disco. As composições do disco foram: "Mato o pato", "Manga", "Abana o fogo", "O que é que há", "Gafanhoto chegou", "Briga de santo", "Eu vou pra lua", "Chova chuva chova", "Na areia", "Pimenta no rock", "Lampião de gás" e "Maricotinha". Esse disco contou com a participação especial do pianista Benjamim Taubkin na faixa "Mato o pato", e Filó Machado ao violão nas faixas "Manga" e "O gafanhoto chegou"; de Oswaldinho do Acordeom na faixa "Briga de santo" e de Adauto Santos na viola caipira na faixa "Chova chuva chova".

Ao longo da carreira já fez shows com Filó Machado, Oswaldinho do Acordeom, Arismar do Espírito Santo, Ubiratan Sousa, Chico Saldanha, Francisco Araújo, e Daltony Nóbrega, entre outras.

Em 2004, organizou show no qual interpreta diversos ritmos brasileiros como samba, bossa nova, maracatu e baião acompanhada por uma banda composta pelo Nenê trio, composto por Moisés Alves, no piano, Alberto Luccas, no contrabaixo acústico e Nenê, na bateria, piano e acordeon, além de direção e arranjos. O repertório do show écomposto por músicas de Nenê, Sérgio Santos, Vinícius de Moraes, Luiz Gonzaga e Guio de Moraes, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Lupicínio Rodrigues
3 Garoto
4 Nalva Aguiar
5 Luiz Gonzaga
6 Pixinguinha
7 Assis Valente
8 Tom Jobim
9 Elza Soares
10 Caetano Veloso