Busca:

Zéh Rocha


1/4/1954 Recife, PE

Dados Artísticos

Iniciou a carreira artística na década de 1970. Entre seus parceiros está o cantor e compositor Lenine, de quem se tornou amigo na década de 1970 e com quem integrou o grupo Flor de Cactus que, em 1978, gravou um compacto simples com as músicas "Festejos", de sua autoria e "Giração", de Lenine.

No início da década de 1980, apresentou-se com Lenine em Olinda, Recife, João Pessoa e Campina Grande. Em 1981, o grupo vocal Céu da Boca gravou a música "Bumba-meu-boi da boa hora", de sua autoria, em disco independente.

Em 1981, a composição "Prova de Fogo" parceria sua com Lenine, fez parte do Festival da Globo daquele ano, pela interpretação de Lenine. Em 1983, a referida música, juntamente com "Maracatu silêncio", esta última com Erasto Vasconcelos e "Raoni", foram gravadas no LP "Baque Solto", de Lenine e Lula Queiroga. Por essa época, Elba Ramalho gravou o maracatu "Toque de Amor", feito em parceria com João Lira.

Em 1985, foi para São Paulo, a fim de dar sequência à carreira artística e lá trabalhou com a banda Capote Valente. Em 1986, as músicas "Amor de papel"; "Mudança do tempo" e "Maracatu nação brasileira", as três com Vicente Barreto, foram gravadas no LP "Nação brasileira", de Vicente Barreto.

Em 1996, o grupo vocal Boca Livre regravou a música "Maracatu silêncio". Nesse ano, sua composição "Loa de praia", foi gravada pelo grupo Asas da América, tradicional trio elétrico do carnaval pernambucano. A música se transformou num grande sucesso no período carnavalesco daquele ano.

Em 1997, teve a música "Aboio Avoado" gravada por Lenine no CD "O dia em que faremos contato", da BMG.

Em 2000, lançou "Loas, lendas e luas", seu primeiro CD solo, que começou a ser gravado dois anos antes. Nesse disco, misturou maracatu, forró, samba, crianda e música sertaneja. O CD, que trazia 13 músicas, foi lançado de forma independente e contou com as participações especiais de Lenine, Antonio Nóbrega e Zé Renato. Entre as faixas, está "Tambores, terremotos, marés", que foi inscrita no Festival da Música Brasileira, promovido pela Rede Globo. Nesse ano, apresentrou-se dentro do projeto "Canto na Praça", no bairro dos Guararapes. Na cidade de Recife, PE. Também estão presentes no disco as músicas "Salve a nação pau Brasil"; "Maracatu das ondas"; "Aboio avoado"; "Toada para Maria bonita"; "Mundana"; "Tanta sede ao pote"; "Severina buscapé"; "Ciranda buscada"; "No topo da palmeira" e "Convite ao encantamento", todas de sua autoria, além de "Dia feliz", parceria com Lenine.

Em 2001, teve a música "Samba escrachado", com Lenine lançado por Carol Sabóia. Teve ainda músicas gravadas, entre outros, por Geraldo Maia, Gisele Tigre, Eliane Ferraz, Elba Ramalho e o grupo Boca Livre. Entre seus sucessos estão as músicas "Morena rara" e "Maracatu silencioso".

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Hermeto Pascoal
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Nelson Cavaquinho
7 Luiz Gonzaga
8 Festivais de Música Popular
9 Roberto Carlos
10 Chitãozinho e Xororó