Busca:

Zeca da Casa Verde

José Francisco da Silva
23/4/1927 São Paulo, SP
19/8/1994 São Paulo, SP

Dados Artísticos

No ano de 1945 formou com Mário Lima de Sousa a dupla Silva e Souza, logo contratada pela Rádio América de São Paulo. Posteriormente, na década de 1950, a dupla virou o Trio Aquarela, devido à entrada da cantora Alzirinha.

Sua primeira composição foi "A primeira mulher que me ensinou".

No ano de 1971, levado por Geraldo Filme, ingressou na ala de compositores da escola Morro da Casa Verde, para a qual compôs nesse mesmo ano o samba-enredo "Brasil, samba e flores" com qual a escola foi campeã no segundo grupo. Nesse mesmo ano participou do disco "Balbina de Yansã", LP que reuniu a trilha sonora da peça homônima de Plínio Marcos e Geraldo Filme, da qual tinha participado como ator. Nesse disco interpretou de sua autoria "Quem canta samba". Por essa época, ao lado de Toniquinho (da Escola de Samba Impéiro do Cambuci) e de Geraldo Filme (da Escola de Samba Paulistano da Glória), formou o grupo Os Batuqueiros. Integrando Os Batuqueiros, apresentou-se no espetáculo "Pagodeiros da Paulicéia", de Geraldo Filme e Plínio Marcos, no Teatro de Arena. No ano seguinte, em 1972, compôs "O Brasil, recebe o mundo de braços abertos", samba-enredo incluído no LP "Cento e cinquenta anos de independência", da gravadora Tapecar e que foi interpretado pelo grupo Batucajés. Nesse mesmo ano, no espetáculo "Humor grosso e maldito das quebradas do mundaréu", de Plínio Marcos, interpretou composições de sua autoria e de outros autores em montagem no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia).

No ano de 1973 compôs o samba-enredo "Brasil de paz e amor". No ano seguinte a escola Morro da Casa Verde desfilou com samba-enredo "Redenção", de sua autoria.. Ainda nesse ano, a escola de samba Rosa de Ouro classificou-se em primeiro lugar do segundo grupo com outro samba de sua autoria "Cante e conte os quatro cantos do Brasil". Nesse mesmo ano de 1974, interpretou duas composições suas em compacto pela gravadora RCA Victor: "Maior amor do mundo" e "Cante e conte os quatro cantos do Brasil". No ano seguinte, lançou em compacto pela mesma gravadora mais as composições "Venha comigo" e "Rua Guilherme de Almeida", esta última, um samba-enredo com a qual a escola Morro da Casa Verde havia desfilado.

No ano de 1976, a Morro da Casa Verde foi vice-campeã com "Sete cidades", samba-enredo de sua autoria.

Em 1977 a escola Rosas de Ouro classificou-se em 4º lugar com o samba-enredo "Poeta de Miraí", composição de sua autoria. No ano seguinte, novamente a escola Rosas de Ouro classificou-se em 4º lugar com outro samba de sua autoria, "Salamanca do Jaraú". Posteriormente, Jair Rodrigues interpretou essas duas composições em LP.

No ano de 1981compôs o samba "No mundo da imaginação", sobre enredo de sua autoria, criado para o carnaval da cidade de Tupã, em São Paulo.

Mais visitados
da semana

1 Lupicínio Rodrigues
2 Garoto
3 Elza Soares
4 Pixinguinha
5 Assis Valente
6 Tom Jobim
7 Caetano Veloso
8 Luiz Gonzaga
9 Dorival Caymmi
10 Nalva Aguiar