Busca:

Zé Pretinho da Bahia

Antônio Pedro Beirão de Jesus
29/6/1934 Feira de Santana, BA

Dados Artísticos

Aos 14 anos de idade foi escolhido em um concurso promovido pela Rádio Sociedade de Feira de Santana (BA), para ser o cavaquinista da banda mantida pela rádio. Entre 28 candidatos, venceu o concurso tocando “Brasileirinho” (Waldir Azevedo). Nesse momento surgiu o artista popular de nome Zé Pretinho da Bahia, dado pelo dono da rádio Pedro Matos.
Na década de 1950 foi descoberto pelo apresentador J. Luna, que o levou para trabalhar na Rádio Eldorado, em Salvador (BA), onde formou a banda Multisomshow. Nessa mesma época tocou nos mais importantes trios elétricos do carvaval de Salvador, o Tapajós, Internacionais e Ipiranga. Organizou o trio chamado Circuito Musical do Povo, que veio substituir a banda Multisomshow.
Começou a compor aos 23 anos de idade. A música “Você me atirou uma pedra” foi sua primeira composição a ser gravada em vinil por Walter Levita.
Integrou o elenco da TV Itapuã (BA), a partir de sua inauguração em 1960, tocando e cantando em diversos programas da emissora. Com o sucesso que obteve na TV, ganhou do apresentador Sérgio Bittencourt um programa com uma hora de duração.
Foi responsável por levar o puxador mangueirense Jamelão, por quatro vezes para cantar no carnaval de Salvador.
Em 1969 foi para o sudeste do país, onde conheceu o apresentador Chacrinha.
Em 1996 compôs “Campeão dos campeões” (c/ Bernardino Silva e Raquei), em homenagem ao Bahia, seu time do coração. A música estourou no carnaval, tocada inúmeras vezes em cima do trio, que montou com mais de 50 instrumentistas. Essa música também foi gravada pelos Novos Baianos no disco “Praga de baiano” (1976).
Teve composições gravadas por Beth Carvalho, Noite Ilustrada, Marinês, Orlando Dias, Claudete Macedo.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Chitãozinho e Xororó
3 Tom Jobim
4 Bibi Ferreira
5 Hermeto Pascoal
6 Luiz Gonzaga
7 Caetano Veloso
8 Nelson Cavaquinho
9 Martinho da Vila
10 Pixinguinha