Busca:

Zé Cruz

José da Silva Cruz
4/2/1927 Monte Alegre, RJ

Dados Artísticos

Como músico atuou na Ala de Ritmista da bateria da Mangueira.
Na década de 1950, participou, como cantor e instrumentista, do programa do radialista Osvaldo Miranda, na Rádio Tupi. Transferiu-se para a Rádio Vera Cruz, a convite do radialista Washington Fernando, dividindo espaço com Evandro do Bandolim e Elza Vieira.
Baseava seu repertório no de Cyro Monteiro, por ser admirador do cantor. Gravou sambas de Moreira da Silva, Zé Kéti e Raimundo Olavo. Foi o primeiro cantor a gravar "Sacode Carola", de Hélio Nascimento e Alfredo Marques.
No ano de 1964, a convite de Zé Kéti, passou a integrar o grupo A Voz do Morro, junto a Paulinho da Viola, Nélson Sargento, Élton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Oscar Bigode e Anescarzinho do Salgueiro. Integrando o conjunto lançou os discos "Roda de samba" (1965), "Roda de samba 2" (1966) e "Os sambistas" (1967), sendo o primeiro cantor a gravar uma composição de Paulinho da Viola, no caso o samba "Conversa de malandro".
Em 2002 ao lado de Cristina Buarque, Pedro Miranda, Roberto Silva, Mariana Bernardes, Pedro Aragão, Pedro Paulo Malta, Teresa Cristina e Grupo Semente disco "O samba é minha nobreza", espetáculo homônimo criado por Hermínio Bello de Carvalho e transformado em disco pela gravadora Biscoito Fino.

Mais visitados
da semana

1 Pixinguinha
2 Chico Buarque
3 Clementina de Jesus
4 Nelson Cavaquinho
5 Pedro de Sá Pereira
6 Caetano Veloso
7 Tom Jobim
8 Lupicínio Rodrigues
9 Noel Rosa
10 Francisco Alves