Busca:

Xico Bizerra

Francisco Bizerra
Crato, PE

Dados Artísticos

A partir de 2000, passou a gravar discos independentes com o ritmo do forroboxote, que é como intitulou suas obras. Em 2001, no CD "Forroboxote 1", suas músicas foram interpretadas por Nico de Pádua e Serginho Luiz. No ano seguinte, lançou o "Forroboxote 2", com suas composições sendo interpretadas por Cléo Dantas, com participações especiais de Maciel Melo, Arlindo dos 8 Baixos e Irah Caldeira.
Em 2004, teve a composição "Tangendo a dor", gravada por Aldemário Coelho no CD "Povo brasileiro", e o aboio "Se tu quiser", lançado por Alcymar Monteiro, no CD "Aboios e vaqueiros". Teve, ainda, a composição "Medo Da Solidão" gravada pelo grupo Fulorando no CD "Sinfoneia desvairada". Ainda em 2004, na terceira edição do projeto "Forroboxote", escolheu apenas mulheres para interpretar composições suas no CD lançado pelo projeto, que se chamou "Mulheres cantadeiras de uma nação chamada Nordeste", entre as quais, Marinês, Amelinha, Chiquinha Gonzaga, Bia Marinho, Maria Dapaz e Irah Caldeira. Irah contou na sua faixa com a participação do sanfoneiro Dominguinhos.
Em 2005, foi convidado a participar da gravação do DVD "5 Peba na Pimenta", lançado pelo Quinteto Violado, no Sesc Mariana, em São Paulo, fazendo a abertura do espetáculo, com seis poemas de sua autoria falando do grupo e de cada um dos componentes. Autor de um grande sucesso em Recife e em várias cidades nordestinas - "Se tu quiser"- no mesmo ano, participou dos festejos juninos daquela cidade, ao lado de vários sanfoneiros, como Chiquinha Gonzaga e Terezinha do Acordeom. Nesse evento, participou do encontro de 40 sanfoneiros que, com seus instrumentos, arrastaram pelas ruas uma multidão que dançava euforicamente ao som do forró pé de serra. Ainda em 2005, lançou o CD "Forroboxote 4, cujas faixas compõem uma calorosa homenagem a Luiz Gonzaga. O disco conta com participação de cantadores como Genaro e Maciel Melo.

No ano seguinte, seguiu com o mesmo projeto e lançou o disco "Alma sanfônica - Forroboxote 5", em que mostrou grande versatilidade de gêneros, interpretando outros ritmos além do forró como frevo, choro, samba, blues, bolero, guarânia e tango. No mesmo ano, lançou e produziu o CD "Do reino encantado do novo Exu às fronteiras do resto do mundo e adjacências - Forroboxote 6". Nesse álbum, dedicou-se inteiramente ao baião, e contou com intépretes da região do Araripe, de onde surgiu o ritmo. Em 2007, lançou "Forroboxote 7 - Ser tão criança - Cantigas de roda do sertão". O CD, que conteve 12 faixas autorais, em parceria com Roberto Cruz, foi interpretado por Cristiane Quintas, e teve participações especiais de Nena Queiroga, Geraldo Maia e Lívia Cavalcanti. Nesse disco, foram gravados ritmos regionais interioranos, como baiões, xotes, arrasta-pés, xaxados, cocos e sambas de latada. Com temática poética propositalmente voltada para o universo infantil, a abertura de cada uma das faixas se dá com o Coral Infantil dos Pequenos Cantores do Coque interpretando vinhetas de cantigas de roda tradicionais.  Dois anos depois, lançou álbum em homenagem a alguns grandes sanfoneiros, como Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho, Gennaro, Mestre Camarão e Arlindo. O CD, lançado pela Sony Music, teve como intérpretes Dominguinhos, Liv de Morais, Geraldo Maia, Santanna, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Irah Caldeira, Nádia Maia, João Cláudio Moreno, entre outros; além de participações especiais de músicos como o Maestro Spok, César Michilles e Luizinho Calixto. Em 2011, seu projeto "Forroboxote" alcançou a nona edição, e contou com a participação de artistas consagrados, tais como Silvério Pessoa, Xangai, Elba Ramalho, Bia Marinho, Irah Caldeira, Cristina Amaral, Geraldo Maia, Maciel Melo, Quinteto Violado, entre outros. Até esse mesmo ano, computou cerca de 350 obras compostas e gravadas, que chegaram a quase 700, incluindo as regravações. É fundador da Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra e Ai!, de Recife (PE). Recebeu homenagens como a fundação do Espaço Cultural Xico Bizerra, em Recife, além de ter sido agraciado com o Título de Cidadão de Recife, pela câmara dos vereadores, e também Título de Cidadão pernambucano, pela câmara dos deputados do estado de Pernambuco. Em 2013, Produziu o CD "Luar agreste no céu Cariri - Forroboxote 10". O disco contou com obras de Dominguinhos, incluindo músicas inéditas, e teve participações de intérpretes como André Rio, Maria da Paz e Chris Nolasco. Em 2015, comemorando 15 anos de carreira, organizou a coletânea "Pernambuco Forrozando para o mundo", em homenagem a Dominguinhos, com 20 músicas de sua autoria desse acordeonista interpretadas por artistas como Quinteto Violado, Elba Ramalho, Marinês, Trio Nordestino, Amelinha, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Dorival Caymmi
4 Nelson Gonçalves
5 Caetano Veloso
6 Nelson Cavaquinho
7 Tom Jobim
8 Elza Soares
9 Chico Buarque
10 Noel Rosa