Busca:

Wilma Graça

Wilma Graça
16/5/1928 Rio de Janeiro, RJ
8/5/1988 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Seu primeiro recital de piano aconteceu em 3 de dezembro de 1935, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, como aluna da professora Gilda de Carvalho.

No repertório, Beethoven, Mozart, Villa-Lobos, Francisco Mignone e composições dela própria, como "Prelúdio em notas pretas" e "Batuque". Aos 9 anos, outro recital dedicado à federação das bandeirantes do Brasil, sob patrocínio de D. Darcy Vargas, no Teatro Municipal. Em 1938, era elogiada numa crítica publicada no Correio da Manhã. Em 1956, sob regência do maestro Léo Peracchi, executou o concerto de Grieg para piano e orquestra, na Rádio Nacional.

Foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira em concertos de Mendelssohn, Liszt, Grieg e Mozart. Concluiu o curso no Conservatório Brasileiro de Música, em 1943, e estudou harmonia com o maestro José Siqueira. Entre fins da década de 1950 e meados da década de 1980, foi professora, entre outros, de Chico Buarque, Edu Lobo, Milton Nascimento, Francis Hime, Olivia Hime, Ivan Lins, Gilson Perranzeta, Eduardo Souto Neto, Alberto Rozenblint, Joyce, Nana Caymmi, Danilo Caymmi, além dos integrantes do MPB-4 e do Quarteto em Cy. Foram também alunos de Wilma Graça o roteirista e diretor João Moreira Salles e o editor Marcos Gasparian.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Luiz Gonzaga
7 Festivais de Música Popular
8 Nelson Cavaquinho
9 Chitãozinho e Xororó
10 Beth Carvalho