Busca:

Willians Pereira

Willians Costa Pereira
24/5/1968 Rio de Janeiro, RJ
2/12/2007 Recife, RJ

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1989, em apresentação solo (violão e voz) no Teatro da Uni-Rio. Seguiram-se apresentações em casas noturnas cariocas.

Atuou com outros artistas, como Dóris Monteiro, Guinga, Juliana Caymmi, Yuri Popoff, Lena Horta, Mariana Leporace e Fernando Leporace.

Em 1994, formou um duo com PC Castilho (sax e flauta) que, em 2001, com a participação de Fábio Luna (percussão), gerou o trio Taluá, com o qual gravou, nesse mesmo ano, o CD "Taluá", registrando sua composição "Pê", além de músicas de outros autores.

Apresentou-se, em 2002, com o grupo Taluá, na Sala Funarte-Sidney Miller (RJ), com um espetáculo em homenagem aos 30 anos do Clube da Esquina.

Entre 2002 e 2004, fez cerca de 30 apresentações com o projeto de palco móvel "Música na Estrada", algumas como artista solo, outras com o grupo Taluá, e também ao lado de Vica Barcellos, Guinga, Sandra Eliana, no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis.

Participou, como instrumentista, diretor musical, produtor musical e arranjador, do CD "O baile", da compositora Maria Olívia (2004), e assinou direção musical de show realizado por Augusto Pinheiro em homenagem ao compositor Sidney Miller, além de ter sido responsável pela trilha sonora do curta metragem "Cego e seu amigo Gedeão à beira da estrada", de Ronald Palatnik.

Lançou, em 2004, o CD "Dom Quixote", contendo suas composições "Dia de festa/Rocinante" (c/ Adriano Souza), "Sobre moinhos e ventos", "Ladeiras de Ouro Preto/Canto de Sancho" (c/ Ian Guest) e "Dulcinéia de Toboso", além de "Black bird" (John Lennon e Paul MacCartney), "Dom Quixote" (César Camargo Mariano), "Dom Quixote" (Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro" e "First circle" (Pat Metheny e Lyle Mays). O disco, uma homenagem ao personagem de Cervantes, um dos ícones da literatura mundial, contou com ilustrações de Mariana Newlands. Também nesse ano, gravou o CD "A canção, a voz e o violão", em duo violão e voz com a cantora Marianna Leporace, registrando as faixas: "Canções e momentos" (Milton Nascimento e Fernando Brant), "Amanheceu, peguei a viola" (Renato Teixeira), "Cordas de aço" (Cartola), "Certas canções" (Milton Nascimento e Tunai), "A voz do dono e o dono da voz" (Chico Buarque), "Violão" (Sueli Costa e Paulo César Pinheiro), "Guia de cego (Guinga e Mauro Aguiar), "O cantador" (Dori Caymmi e Nelson Motta), "Quem tem a viola" (Jca Filho, Zé Renato, Xico Chaves e Claudio Nucci), "Uma canção inédita" (Chico Buarque e Edu Lobo), "Violeiros" (Djavan), "Voz de mulher" (Sueli Costa e Abel Silva) e "Viola violar" (Milton Nascimento e Marcio Borges).

Paralelamente à sua atuação artística, é professor de música e vem se dedicando à pesquisa e ao desenvolvimento de materiais didáticos e pedagogia musical. Após trabalhar durante oito anos no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (CIGAM), onde atuou como pesquisador, professor (nas disciplinas Harmonia, Percepção Musical e Violão) e orientador pedagógico, fundou, em 2002, seu próprio espaço de educação musical, a Sala de Estudos Willians Pereira.

Vitimado por um acidente de ultra-leve, faleceu no dia 2 de dezembro de 2007, em Recife, onde estava gravando um disco de frevos com a cantora Maria Olívia.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Tom Jobim
3 Nelson Cavaquinho
4 Assis Valente
5 João Gilberto
6 Hermeto Pascoal
7 Chico Buarque
8 Música Sertaneja
9 Ary Barroso
10 Lúcio Barbosa