Busca:

Wilfried Berk

Wilfried BerkWilfried Berk
21/07/1940 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

O início de carreira foi com a Orquestra de Câmara de Niterói, sob a direção de Gunther Benckendorfer.

Fundou, ao lado de Celso Woltzenlogel (flauta), Paolo Nardi (oboé), Carlos Gomes (trompa) e Airton Lima Barbosa (fagote), o Quinteto Villa-Lobos, com o qual participou, em 1964, da Caravana da Cultura de Paschoal Carlos Magno, que percorreu vários estados do Brasil. Ainda nesse ano, realizou turnê pela América do Sul com o grupo.

Nos anos 1970, viajou para a Alemanha, onde fez pós-graduação na Escola Superior de Música de Berlim e passou a trabalhar como músico das orquestras Philharmonia Hungarica, em Marl, e Filarmônica de Stuttgart. Radicou-se Hannover.

Nos anos 1990, lançou os álbuns “Brazilian Classics” (1995) e “Clarinet Songs” (CD/1999).

Em 2006, lançou, em parceria com o violonista Daniel Wolff, o CD “Coisas da vida”, contendo sua composição “Internautas”, além de “Paçoca”, “Algodão doce”, “Quebra-queixo”, “Sambossa”, “Piazza Vittorio” e “Pé de moleque”, todas de Celso Machado, “Sinus Firmus (de ‘Offerenda Nuptialis’)”, “Love Dance (de ‘Offerenda Nuptialis’)”, “Estudo 1 (de ‘Três pequenos estudos para clarinete’)”, “Estudo 2 (de ‘Três pequenos estudos para clarinete’)”, “Estudo 3 (de ‘Três pequenos estudos para clarinete’)”, todas de Daniel Wolff, “Simples balada”, “Vida a dois”, “Pensando nela” e “Coisas da vida”, todas de Nestor de Hollanda Cavalcanti, “Samba chorado” e “Cavaleiro sem armadura”, ambas de Gaudêncio Thiago de Mello, “Revendo o passado” (Francisco José Freire Júnior), “Prelúdios de ensaio” (Jayoleno dos Santos) e “Turbilhão de beijos “ (Ernesto Nazareth). O disco contou com a participação de Thiago de Mello (percussão orgânica).

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 João Gilberto
3 Pixinguinha
4 Geraldo Pereira
5 Tom Jobim
6 Caetano Veloso
7 Música Sertaneja
8 Noel Rosa
9 Jackson do Pandeiro
10 João Bosco