Busca:

Vinicius Cantuária

Carlos Vinícius Silva Cantuária
29/4/1951 Manaus, AM

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional no início dos anos 1970, como baterista do grupo O Terço, com o qual atuou até 1972.

Nos anos de 1975 e 1976 integrou a Banda Atômica, que acompanhava Jorge Mautner em shows e gravações. Atuou, também, com Luiz Melodia, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Em 1981, teve seu primeiro grande sucesso como compositor, com a gravação de sua canção "Lua e estrela", incluída no repertório do disco de Caetano Veloso "Outras palavras", que atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas.

No ano seguinte, gravou seu primeiro LP como artista solista, "Vinícius Cantuária", com destaque para sua composição "Coisa linda", música que viria a figurar nas paradas de sucesso.

Ainda na década de 1980, lançou os LPs "Gávea de manhã" (1983), "Sutis diferenças" (1984), "Siga-me" (1985) e "Nu Brasil". Atuou, nessa época, com Chico Buarque, com quem excursionou em turnê de shows do disco "Francisco".

Apresentou-se em Portugal durante o ano de 1989.

Lançou, em 1991, o CD "Rio Negro".

Fez parte, ao lado de Ritchie, Cláudio Zoli, Dadi e Mu Carvalho, do grupo Tigres de Bengala, com o qual lançou um CD, em 1993.

Em seguida, mudou-se para os Estados Unidos, onde gravou os CDs "Sol na cara" (1996), produzido por Arto Lindsay, e "Tucumã" (1999). Em 2001, participou do disco "Look Into The Eyeball", de David Byrne.

Em 2011, lançou o CD “Samba carioca”, contendo suas canções “Praia Grande” (c/ Marcos Valle), “Orla” (c/ Liminha, Marcos Valle e Dadi), “Fugiu” (c/ Arto Lindsay), “Só ficou saudade (c/ Paulo Sergio Valle), “Berlim”, “Julinha de Botas” e  “Conversa fiada”, além de “Vagamente” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e “Inútil paisagem” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).

Em 2013, formou, com Dadi e o compositor e guitarrista norte-americano Jesse Harris (autor de “Don’t know why”, sucesso na voz da cantora Norah Jones) o Trio Estrangeiros, com o qual fez uma turnê de shows pelo Japão. Antes de seguir viagem, estreou o show no espaço Vizta (RJ), pelo projeto “Bossa, jazz e muito mais”.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Dorival Caymmi
4 Nelson Gonçalves
5 Caetano Veloso
6 Nelson Cavaquinho
7 Tom Jobim
8 Chico Buarque
9 Elza Soares
10 Noel Rosa