Busca:

Velha-Guarda de Bateria de Mangueira



Dados Artísticos

Grupo de ritmistas fundado em 1997 por Damião, Carlinhos Compadre, Cyro do Agogô e Waldyr Claudino (filho de Maçu, primeiro mestre-sala e fundador da escola-de-samba Estação Primeira de Mangueira).
A ideia surgiu da resistência ante integrarem a velha guarda tradicional da Escola e por causa do papel pouco honroso destinado a eles na bateria (eram impedidos de tocar instrumentos, sob a alegação da idade e serviam como auxiliares dos ritmistas mais novos). Acabaram por pedir à direção da Escola permissão para se organizarem e criaram estatuto próprio. A partir de então passaram a se reunir mensalmente deliberando sobre assuntos internos e ensaiando suas apresentações musicais.
A partir do ano de 2001, no dia 7 de setembro, passaram a realizar uma concorrida festa na Vila Olímpica da Mangueira, com palestras sobre samba, campeonato de futebol, shows e convidados ilustres.
Em 2011 Cyro Ribeiro Júnior, o Cyro do Agogô ocupava o cargo de presidente e Waldyr Claudino, o de presidente de honra. Neste mesmo ano de 2011 o grupo possuía cerca de 35 componentes, com o quais fazia apresentações periódicas em casas de shows preservando a batida original da bateria de Mangueira e desfilava como ala independente na Estação Primeira de Mangueira.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Dorival Caymmi
3 Caetano Veloso
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Luiz Gonzaga
7 Festivais de Música Popular
8 Beth Carvalho
9 Chitãozinho e Xororó
10 Nelson Cavaquinho