Busca:

Vassourinha

Mário Ramos
16/5/1923 São Paulo, SP
3/8/1942 São Paulo, SP

Dados Artísticos

Em 1935, com apenas 12 anos de idade, atuou no filme "Fazendo Fita" dirigido por Vittorio Capellaro. Formou dupla logo depois com a cantora Isaura Garcia, apresentando-se em shows e circos. Em 1941, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde atuou na Rádio Clube do Brasil. Neste mesmo ano, gravou o primeiro disco de sua carreira, pela Columbia, registrando os choros "Juraci", de Antonio Almeida e Ciro de Souza e "Seu Libório", de João de Barro e Alberto Ribeiro, com o qual fez grande sucesso e alcançou projeção nacional. No mesmo ano, gravou os sambas "Emília", de Haroldo Lobo e Wilson Batista, seu grande sucesso, e "Ela vai à feira", de Roberto Roberti e Almanir Grego.

Em dezembro do mesmo ano, lançou mais dois discos com as marchas "Chik chik bum", de Antônio Almeida, "Apaga a vela", de João de Barro, "Tá gostoso", de Alberto Ribeiro e Antônio Almeida e o samba "Olga", de Alberto Ribeiro e Sátiro de Melo.

Em maio de 1942, gravou os sambas "E o juiz apitou", de Antônio Almeida e Wilson Batista, falando das desventuras de um torcedor do Flamengo e "Amanhã eu volto", de Antônio Almeida e Roberto Martins.

Em junho de 1942, lançou seu último disco, com acompanhamento de Benedito Lacerda e seu conjunto regional interpretando os sambas "Amanhã tem baile", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira e "Volta pra casa Emília", de Antônio Almeida e J. Batista.

Sua discografia foi posteriormente reeditada num LP da Musicolor e anteriormente pela Continental. Apesar da curta carreira, chegou a ser considerado um dos maiores sambistas brasileiros por suas interpretações características. Em 2003, seria devidamente homenageado na peça "Isaura Garcia - A personalíssima", estreada em São Paulo, quando foi realçada tanto sua importância na radiofonia paulistana, quanto a ajuda que forneceu a Isaura Garcia ao começo de sua carreira.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Tom Jobim
3 Assis Valente
4 Nelson Cavaquinho
5 Música Sertaneja
6 João Gilberto
7 Hermeto Pascoal
8 Gilberto Gil
9 Ary Barroso
10 Chico Buarque