Busca:

Ulisses Rocha

Ulisses Rocha Loureiro da Silva
23/11/1960 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1977, iniciou sua vida profissional como professor de violão e guitarra na Escola Livre de Música Play, dirigida pelo professor Gogô e pela compositora Vera Brasil. Em seguida foi contratado pelo Clam (Centro Livre de Aprendizagem Musical) como professor de violão e guitarra, escola onde permaneceu até 1981. A partir de 1982 começou a realizar trabalhos em estúdios de gravação, principalmente trabalhos ligados à publicidade. Até os dias de hoje vem atuando no estúdio Vice-Versa S/A LTDA., como músico e produtor freelance. Dentre os trabalhos mais significativos destacam-se: Motoserra Sthil, Shopping Center Ibirapuera, Tênis Nuri, caninha ypióca, Bemge, Azaléia, Bom Bril, Gelol, Banestado, Mc Donald's e outros. Realizou trabalhos também para o Nossoestúdio Som e Imagem Ltda. Destacam-se: Daytona, caderneta de poupança BESC, Lewis, Mappin, Rádio Educador FM, Play Boy, Pneuceasa, Barbie, Kibon, Bamerindus e A Tarde FM Stéreo. Realizou trabalhos com diversos músicos. Em 1981, conheceu o compositor Renato Teixeira e foi convidado pelo mesmo para integrar seu grupo. Com esse artista fez diversos espetáculos. No ano seguinte passou a integrar o grupo de Marlui Miranda, onde permaneceu até 1985. Nesse mesmo período, participou com Olívia Byington da temporada no Masp, São Paulo, e de show na Praça da Apoteose, Rio de Janeiro. Entre os anos de 1982 e 1985, com o guitarrista Heraldo do Monte, participou de várias apresentações em duo. Em 1985, foi convidado por César Camargo Mariano a participar do júri de seleção das 10.400 músicas inscritas no Festival da TV Globo. Essa comissão era formada por seis membros: Ulisses Rocha, César Camargo Mariano, Júlio Medaglia, Damiano Cozzela, Sílvio Lancelotti e Solano Ribeiro.

Foi integrante do premiado Grupo D'alma, trio de violões que inspirou John MacLaughlin, Paco de Lucia e Al di Meola e que tocou ao lado de César Camargo Mariano e Gal Costa, Egberto Gismonti, Al di Meola, Eliane Elias, Toquinho, grupo Boca Livre, Canhoto da Paraíba e gravou com Hermeto Pascoal, Sá & Guarabyra, Fábio Jr., Roberto Carlos e Zé Renato.

Em 1986, ao lado de César Camargo Mariano, participou de uma turnê nacional pelas principais capitais, dentre elas: São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Recife e Belo Horizonte, além da gravação de um especial para a TV Manchete simultaneamente à gravação do LP "Ponte das estrelas". Neste mesmo ano, participou também com este artista do Free Jazz Festival de São Paulo.

Ainda em 1986, foi convidado a dividir o palco do Palace, em participação especial, com o guitarrista norte-americano Al di Meola, de um show televisionado pela TV Cultura e exibido em cadeia nacional como especial de Natal. Em 1989, em Nova York, foi convidado pela pianista brasileira Eliane Elias, premiada duas vezes consecutivas como melhor pianista de jazz, a participar da gravação do especial de comemoração aos 50 anos da gravadora Blue Note, em Video Disc. Ainda neste ano participou de uma excursão pelo interior do Estado de São Paulo, ao lado da cantora Dulce Quental. Foi indicado duas vezes para o Prêmio Sharp. Participou de diversos festivais internacionais de jazz em Paris, Quebec, Montreal, Otawa e, em São Paulo, do Free Jazz Festival. Em sua carreira solo gravou, "Alguma coisa a ver com o silêncio", lançado também em toda a Europa, "Casamata" e "Caminhos cruzados", em parceria com o saxofonista Teco Cardoso.

Participou de várias coleções e coletâneas desenvolvidas pela Tom Brasil a partir de apresentações ao vivo em turnês nacionais entre 1993 e 1998, onde destacam-se os CDs que dividiu com Marco Pereira e Altamiro Carrilho. Em maio de 1998, lançou nos EUA, "Moleque", e em novembro, o CD "Ar", além de um "Livro de estudos para violão" (Árvore da Terra Editora). No ano 2000, acompanhou ao violão a cantora Ná Ozzetti no Festival da Música Brasileira, promovido pela TV Globo, com a música finalista "Show", de Luiz Tatit.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Nelson Gonçalves
4 Nelson Cavaquinho
5 Caetano Veloso
6 Chico Buarque
7 Dorival Caymmi
8 Tom Jobim
9 Noel Rosa
10 Música Sertaneja