Busca:

Uavisiliu



Dados Artísticos

Grupo multimídia-experimental, formado por músicos, artistas plásticos e dançarinos, marcou presença, no início dos anos 1980, no cenário artístico de Juiz de Fora, caracterizando-se por reunir música, dança e artes plásticas em suas performances. Seus integrantes mais constantes foram Max Bastos, Beatriz Osório, Carlos Henrique Feres Pereira, Priscila Frota, Paulo Motta e Edson Zaghetto. Também realizaram participações com o conjunto outros artistas locais, entre os quais as dançarinas Jeanne Peduzzi e Cacá, e o artista plástico César Brandão.

A formação musical dos integrantes do grupo era basicamente erudita. Alguns deles estudaram com nomes de destaque no cenário musical brasileiro, como Mauro Senise, Manuel Devaux e Paulo Bosísio.

Foi o único grupo não-paulista escolhido para participar, ao final de 1982, pelo Centro de Artes Lira Paulistana (SP), do projeto "Boca no Trombone", que selecionou grupos de música instrumental de todo o país para apresentações de um período de duas semanas. O grupo se inscreveu com uma peça experimental que se constituía basicamente de improvisação coletiva, com influências de jazz contemporâneo, música minimalista e elementos de música eletroacústica. Após ter sido selecionado, iniciou a composição e os ensaios de uma longa peça que se desenvolvia durante 50 minutos contínuos e que, além da composição musical incluía ambientação cenográfica e coreografia. A execução musical ficou a cargo de Max Bastos, Kain e Paulo Motta, e a cenografia ficou sob a responsabilidade do artista plástico César Brandão. Para a apresentação foi convidada ainda a bailarina Jeanne Peduzzi. Para viabilizar os ensaios da bailarina, foi feita uma gravação da obra, que se tornou o único registro musical do grupo. Após este evento, o grupo apresentou-se em Juiz de Fora apenas uma vez mais, no Espaço Cultural, desta vez sem a participação de Jeanne Peduzzi. Max Bastos, Kain e Paulo Motta apresentaram, no espetáculo “Cristal”, composições individuais em três momentos distintos.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Dorival Caymmi
4 Nelson Gonçalves
5 Caetano Veloso
6 Nelson Cavaquinho
7 Elza Soares
8 Tom Jobim
9 Chico Buarque
10 Noel Rosa