Busca:

Uakti



Dados Artísticos

Conjunto instrumental formado em 1978, por Marco Antônio Guimarães (direção musical e cordas), discípulo de Walter Smetak, Paulo Sérgio dos Santos (percussão), Artur Andrés Ribeiro (sopros) e Décio de Souza Ramos (percussão)

Seu nome foi retirado de uma lenda indígena dos Tukano, grupo étnico do Alto Rio Negro. Caracteriza-se por utilizar, além de instrumentos convencionais, outros idealizados e fabricados por seus próprios integrantes, feitos de madeira, vidro, tubos de PVC e até mesmo panelas e chaleiras.

Na década de 1980, lançou os LPs "Oficina instrumental" (1981), "Uakti 2" (1982), que registrou pela primeira vez a utilização da marimba d’Angelim, "Tudo e todas as coisas" (1984), a partir do qual o grupo passou a usar também a marimba de vidro e o aqualung, e "Mapa" (1989), que incluiu uma versão instrumental de "Dança dos meninos", de Marco Antônio Guimarães e Milton Nascimento.

Na década de 1990, lançou os CDs "I Ching" (1993), leitura musical dos hexagramas do "I Ching", feita para o Grupo Corpo, "Trilobyte" (1995) e "21" (1996), com sete haicais compostos por Marco Antônio Guimarães.

Participou de discos de Milton Nascimento ("Yauaretê" e "Encontros e despedidas") e Lô Borges ("Meu filme").

Em 2001, lançou no mercado brasileiro o CD "Águas da Amazônia", comercializado apenas pelo próprio selo do grupo, através de e-mail ou telefone. O disco, lançado em 1997 nos Estados Unidos, contém nove composições de Philip Glass escritas em 1994 para um espetáculo do Grupo Corpo, adaptadas por Marco Antônio Guimarães para os instrumentos do conjunto, além da faixa-título, escrita pelo compositor especialmente para esse CD.

Lançou, em 2003, o CD "Clássicos", gravado ao vivo. No repertório, obras de Bach, Mozart, Vivaldi, Verdi e Mussorgsky.

Em 2005, gravou o CD "Oiapok Xui", contendo temas folclóricos e clássicos da MPB, como "Aquarela do Brasil" (Ary Barroso), "Águas de março" (Tom Jobim) e "Cravo e canela" (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos).

Mais visitados
da semana

1 Isolda
2 Luiz Gonzaga
3 Noel Rosa
4 Eumir Deodato
5 Dorival Caymmi
6 Geraldo Pereira
7 Lupicínio Rodrigues
8 Chico Buarque
9 Pixinguinha
10 Música Sertaneja