Busca:

Trio Mocotó



Dados Artísticos

Conjunto formado em São Paulo por Fritz Escovão (Luís Carlos de Souza, cuíca e voz), Nereu Gargalo (Nereu de São José, pandeiro e voz) e Joãozinho Parayba (João Carlos Fagundes Gomes, bateria e voz). Fritz Escovão participou de vários regionais tocando cuíca. Nereu Gargalo foi componente da Escola de Samba Império Serrano, do Rio de Janeiro. Joãozinho Parayba tocava em conjunto de jazz e atuava como baterista na Escola de Samba Império Serrano. O trio se formou na Boate Jogral, onde os sambistas se conheceram, através dos artistas que cada um acompanhava separadamente. Contudo, a carreira solo do grupo, só se solidificou com a partir de 1969, quando participou do IV Festival Internacional da Canção (TV Globo), acompanhando Jorge Ben (hoje Jorge Benjor) na interpretação da música "Charles anjo 45", que alcançou sucesso de público e crítica.

A primeira gravação do trio foi um compacto simples contendo "Coqueiro verde" (Roberto e Erasmo Carlos), lançado em 1970.

No ano seguinte, gravou o LP "Muita zorra (... são coisas que glorificam a sensibilidade atual!)", produzido por Paulinho Tapajós para o selo Forma/Philips. No repertório do disco, músicas como "Maria Domingas" (Jorge Ben), "O sorriso de Narinha" (Erasmo Carlos e Roberto Carlos) e, com a participação especial do compositor, "Aleluia, aleluia (E ainda tem mais)" (Jorge Ben).

Acompanhou Jorge Ben em suas apresentações na França (em Cannes) e na Itália e, em 1972, excursionou pelo Japão, sempre com sucesso.

Em 1973, atuou com Marília Medalha, Toquinho e Vinicius de Moraes em shows pelo circuito universitário. Excursionou durante dois meses pelo México. Ainda nesse ano, gravou o LP "Trio Mocotó", lançado pela RGE, contendo, entre outras, as canções "Maior é Deus" (Felisberto Martins e Fernando Martins) e "Desapareça" (Fritz Escovão).

Em 1975, gravou o LP "Trio Mocotó", lançado pela Movieplay. Fez várias apresentações em boates e casas noturnas do Rio de Janeiro e São Paulo, além de acompanhar Jorge Ben em seus shows e viagens nacionais e internacionais.

Em 2001, voltou ao cenário artístico com o CD "Samba Rock", lançado pela Ybrazil Music.

Lançou, em 2004, o CD "Beleza! Beleza!! Beleza!!!", com nova formação integrada por Skowa (Marco Antonio Gonçalves dos Santos), no lugar de Fritz Escovão. O disco contou com a participação de Max de Castro, Wilson Simoninha, Apolo 9, anvil FX, Beto Hora e Zuco 103.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Luizinho To Blow
3 Leo Canhoto e Robertinho
4 Hermeto Pascoal
5 Caetano Veloso
6 Nelson Cavaquinho
7 Festivais de Música Popular
8 Chico Buarque
9 Tom Jobim
10 Elza Soares