Busca:

Toniquinho Batuqueiro

Antônio Messias de Campos
25/2/1929 Piracicaba, SP
23/11/2011 Osasco, SP

Biografia

Cantor. Compositor. Instrumentista. Nascido em Piracicaba, no interior paulista, foi criado próximo aos avós e tios, batuqueiros, tendo contato desde pequeno com as sonoridades do Tambu e do Cururu, manifestações musicais de origem religiosa e afro-brasileira.
Com a morte de sua mãe, quando ainda era menino, mudou-se com a família para a cidade de São Paulo, onde teve seu primeiro contato com o samba, no Parque Peruche, e nos Campos Elíseos, onde morou.
Na década de 1940, trabalhou como engraxate na Praça da Sé, convivendo com artistas como Geraldo Filme, Synval e Germano Mathias. Nessa época fazia samba com o caixote e a escovinha de esfregar sapatos. Também trabalhou como eletricista e educador na antiga Febem, onde incentivou os jovens a montarem uma bateria de escola de samba.
Morou por um tempo na Lapa, no Rio de Janeiro, onde trabalhou como entregador de pão. Mas logo retornou a São Paulo, participando da formação das escolas de samba Unidos do Peruche e Unidos de Vila Maria. Nesse período, instalou-se em Osasco, na grande São Paulo.
Integrou e foi um dos fundadores, ao lado de Mestre Gabi, Hélio Bagunça, Paulão da Lapa e Fernando Penteado, da “Embaixada do Samba Paulistano”,  criada na sede da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) em 1995. Nesse mesmo ano, recebeu o primeiro título de “Embaixador do Samba” pela própria Embaixada.
Morreu no dia 23 de novembro de 2011, aos 82 anos de idade, de causas naturais, enquanto se recuperava de um acidente vascular cerebral sofrido nesse mesmo ano.

Mais visitados
da semana

1 Jorge Portugal
2 Renato Barros
3 Festival MPB 80 (Rede Globo)
4 Caetano Veloso
5 Mayck e Lyan
6 Tiee
7 Leo Canhoto e Robertinho
8 Moreno Veloso
9 Noel Rosa
10 Sivuca