Busca:

Tom Jobim

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
25/1/1927 Rio de Janeiro, RJ
8/12/1994 Nova York, EUA

Não deixe de ver:

Crítica

Antônio Carlos Jobim foi o compositor brasileiro mais famoso dentro e fora do Brasil na última metade do século XX. Inicialmente tocando como pianista em todos os inferninhos do Rio, foi a partir do começo dos anos 50 que Tom Jobim iniciou sua carreira como compositor.

Ainda na fase das parcerias com Marino Pinto, Billy Blanco e Dolores Duran, Tom Jobim fazia música com um velho amigo de juventude na praia de Ipanema, o também ótimo pianista Newton Mendonça, que morreria prematuramente no começo dos anos 60. Com Mendonça, Jobim lançaria dois clássicos da bossa-nova: “Chega de saudade” e “Samba de uma nota só”.

Logo depois de compor a “Sinfonia de Brasília” com Vinícius, começou o sucesso internacional de Tom Jobim. Não certamente pela Sinfonia, mas porque duas músicas suas haviam entrado em 1961 nas paradas de sucesso norte-americanas: “Desafinado” e “Samba de uma nota só”, que em pouco tempo venderam mais de um milhão de cópias. Começou-se então a falar nos Estados Unidos da bossa-nova, que logo seria uma coqueluche que se espalharia não só pelo território americano como também por todos os países do mundo. E com essa consagração da bossa-nova estava definitivamente consagrado o seu estruturador, Antônio Carlos Jobim.

Antônio Carlos Jobim é até hoje o nome mais respeitado, acatado e até venerado pelas novas gerações de músicos e compositores do Brasil. Embora com todo esse sucesso, Tom continuou afável e simples com as pessoas que o procuravam: sorriso franco, roupas e cabelos sempre descuidados, ele nunca escondeu sua paixão pela vida simples. E as coisas simples de que Tom se embebeu fizeram-no também um poeta, além do grande compositor que sempre foi. Seu último grande sucesso popular refletia a excelente poesia que também o habitou: são os versos de “Águas de março” para os quais Tom compôs uma de suas mais simples, despojadas e ao mesmo tempo mais adoráveis melodias.





Ricardo Cravo Albin

Mais visitados
da semana

1 Ivan Cavalcante Proença
2 Pixinguinha
3 Noel Rosa
4 Tom Jobim
5 Pedro Bento e Zé da Estrada
6 Zazá e Zezé
7 Caetano Veloso
8 Hermeto Pascoal
9 Festivais de Música Popular
10 Adriana