Busca:

Tolito da Mangueira

Erlito Machado Fonseca
6/7/1917 Recife, PE
20/3/1997 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou a carreira por volta de 1930, cantando e dançando em clubes e boates cariocas.

Em 1948, participou como cantor e compositor do filme "Folias cariocas", de Manuel Jorge e Hélio Tys. No ano seguinte, desfilou pela escola do segundo grupo Unidos do Outeiro, ingressando posteriormente na Escola de Samba Unidos da Piedade, para a qual compôs três sambas que saíram vencedores nos anos de 1951, 1952 e 1953.

Em 1955, transferiu-se para a Aprendizes da Boca do Mato, vencendo com seus sambas os três carnavais seguintes.

No ano de 1961, ingressou na Unidos da Capela, para a qual compôs um samba que ficou em segundo lugar. No ano seguinte, venceu com o samba "Centenário de Rui Barbosa", sua primeira composição gravada. Dois anos depois, conquistou mais uma vitória com o samba "Beldades da nossa pátria", ficando sua escola com a primeira colocação do segundo grupo.

Em 1970, transferiu-se para a Portela, onde permaneceu até 1972, ano em que foi para a Mangueira.

Em 1974 a Mangueira desfilou com um samba-enredo de sua autoria "Imagens poéticas de Jorge de Lima" (c/ Mozart e Delson Tojal), com o qual a escola se classificou em 2º lugar do Grupo 1. O samba foi gravada posteriormente no LP "História das Escolas de Samba: Mangueira", pelo selo Marcus Pereira. Este samba é considerado pelos críticos especializados como um dos melhores do gênero em todos os tempos.

Mais visitados
da semana

1 Jota Raposo
2 Hermeto Pascoal
3 Caetano Veloso
4 Nelson Cavaquinho
5 Chico Buarque
6 Noel Rosa
7 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
8 Jorge Benjor
9 Festivais de Música Popular
10 Milton Nascimento