Busca:

Tite de Lemos

Nilton Lisboa Lemos Filho
1942 Rio de Janeiro, RJ
1989 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Começou a compor no final da década de 1960.

Em 1970 "Encouraçado", parceria com Sueli Costa e defendida pelo cantor Fábio Rolon, foi classificada em 3º lugar no "V Festival Internacional da Canção", da TV Globo. No ano seguinte Maria Bethânia interpretou "Aldebarã", "Assombrações" e "Sombra amiga", parcerias com Sueli Costa, no show "Rosa dos ventos".

Em 1974 suas composições "Encouraçado", "Açúcar-Cândy" e "Conversações com João e Maria", todas em parceria com Sueli Costa, foram incluídas no show "Cena muda", de Maria Bethânia. No ano seguinte Sueli Costa lançou o primeiro disco de carreira, no qual incluiu "Encouraçado", "Aldebarã" e "Noturno nº 0", parcerias de ambos.

Em 1977 no segundo disco da parceria Sueli Costa foram incluídas as composições "Outra canção de amor" (coração cromático), "Guadalupe", "Acorrentado" e "Sombra amiga", todas em parceria com Sueli Costa. No ano seguinte Simone, no LP "Cigarra", interpretou "Medo de amar nº 2" (c/ Sueli Costa). Neste mesmo ano de 1978, no disco "Vida de artista", Sueli Costa incluiu "Medo de amar nº 2".

No ano de 1979 suas composições "Flecha ligeira" e "O inocente", foram incluídas no LP "Louça fina", de Sueli Costa.

Em 1980 Francis Hime, no LP "Francis", lançado pela gravadora Som Livre, incluiu a composição "Flor do mal", parceria de ambos.

Em 1982 a cantora Aline interpretou a composição "Manhattan" (c/ Sueli Costa) no LP "Uma face outra face".

No ano de 1984 "Duas", composição em parceria com Sueli Costa, fez parte do LP "Íntimo", de Sueli Costa.

Em 1994 dois de Sueli Costa (1975 e 1978) foram relançados em um CD, na série 2 em 1 da EMI, no qual figuram várias composições em parceria com a compositora.

Em 1998 Eduardo Conde interpretou "Nenhum lugar", parceria de Tite de Lemos e Sueli Costa.

No ano 2000 Sueli Costa incluiu a composição "Todos os lugares", parceria de ambos, no CD "Minha arte".

Em 2002 Lucinha Lins, no CD "Canção brasileira", uma homenagem à compositora Sueli Costa, regravou "Medo de amar nº 2".

No ano de 2007 o disco "Sueli Costa", de 1975 lançado pela Odeon, foi relançado em CD pela EMI-Odeon.

Entre seus intérpretes se destacam Elis Regina, Simone, Aline em "Manhattan"; Cauby Peixoto em "Medo de amar nº 2"; Fafá de Belém em "Duas"; Maria Bethânia em "Encouraçado", "Assombrações", "Conversações entre João e Maria" e "Todos os lugares"; Maria Creuza "Medo de amar nº 2"; Marisa Gata Mansa em "Aldebarã"; Ney Matogrosso em "Açúcar Candy" e Clarisse Grova em "Terra do fogo", todas em parceria com Sueli Costa.

Também compôs com P.C. Branco a versão para inglês de "Jura secreta" (Sueli Costa e Abel Silva), interpretada por Joyce Collins.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Nelson Cavaquinho
7 Festivais de Música Popular
8 Luiz Gonzaga
9 Chitãozinho e Xororó
10 Beth Carvalho