Busca:

Thomas Roth

Thomas Marco Roth
28/12/1951 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Ao longo de sua trajetória, trabalhou como músico, dublador, locutor, cantor, produtor e ator.

Começou a carreira na produtora Sonima.

Em 1975, gravou um compacto simples com sua música "Quero", gravada também por Elis Regina no LP "Falso Brilhante" (1976) e incluída no repertório do show homônimo.

Em 1981, abriu a Lua Nova, produtora de fonogramas publicitários.

De 1980 a 1984, atuou em dupla com Luiz Guedes, com que lançou dois compactos, "Canto matinal" e "Como nunca", canções da parceria de ambos, e também os LPs "Extra" e "Jornal do Planeta".

Constam do repertório do LP "Extra" (1982) suas composições "Milagre do amor", "Angra", "Estradas (Dentro da cabeça)", "Bons tempos", "Chuva de vento", "São Paulo (Coração do tempo)" e a faixa-título, todas com Luiz Guedes, e "Longe demais" (c/ Luiz Guedes e Paulo Flexa), além de "Clube do coração" (Luiz Guedes e Paulo Flexa).

No LP "Jornal do Planeta" (1983), registrou suas cançoes "Lunar", "Viagens do coração", "Nova estação" e a faixa-título, todas com Luiz Guedes, "Ela sabe demais" (c/ Luiz Guedes e Paulo Flexa), "No galeio do trem" (c/ Murilo Antunes e Luiz Guedes), "Pátria (c/ Luiz Guedes e Fernando Brant) e "Dois e dois: quatro" (c/ Luiz Guedes e Ferreira Gullar), além de "Amoramar" (Luiz Guedes e Paulo Flexa) e "Minha lua boa" (Luiz Guedes e Paulo Flexa).

É proprietário da gravadora independente Lua Discos, pela qual já lançou mais de 60 títulos com vários artistas, como Guilherme de Brito, Jards Macalé, Angela Maria (disco de 50 anos de carreira), Casquinha da Portela, Filó Machado, Rebeca Matta, Virgínia Rosa, Maurício Pereira, Moacyr Luz, Claudio Nucci, Moisés Santana.

Criou também a LuaWeb, empresa que realiza projetos de áudio para a Internet.

Em 2002, lançou o CD "Luiz Guedes & Thomas Roth", uma compilação das faixas dos compactos e LPs lançados com o parceiro. A renda obtida com a vendagem vem sendo revertida à família de Luiz Guedes, falecido em 1997.

Compôs mais de 200 canções, entre as quais se destacam sucessos de execução em rádio, como "Canção de verão" e "Vôo livre", gravadas pelo grupo Roupa Nova, "Cachoeira", por Ronnie Von, "Chama da paixão", por Jane Duboc, e "Fica Comigo", pelo grupo Placa Luminosa. Além dos já citados, constam também da relação dos intérpretes de suas canções Beto Guedes, MPB4, Marcos Sabino, Eliete Negreiros e Simone Guimarães, entre outros.

É considerado um dos principais nomes brasileiros da publicidade.

Mais visitados
da semana

1 Creone e Barrerito
2 Gonzaguinha
3 Noel Rosa
4 Tiee
5 Trio Parada Dura
6 Bruno e Marrone
7 Paulo Soledade
8 Caetano Veloso
9 Paulinho da Viola
10 Carlos Gonzaga