Busca:

Thiago de Mello

Gaudêncio Thiago de Mello
1934 Amazonas
11/11/2013 Nova York, EUA

Dados Artísticos

Em 1966, fixou residência em Nova York, onde conheceu Richard Kimball (professor da Julliard School of Music e da Manhattan School of Music) e o arranjador Gil Evans.

Iniciou sua carreira artística tocando bossa nova em casas noturnas de Manhattan. Adquiriu conhecimento e experiência atuando ao lado de músicos como Claudio Roditti, Maurício Smith, Lew Matthews e Dom Salvador, entre outros.

Em 1970, fundou a Guitar Society da ONU, instituição que dirigiu durante 10 anos.

Formou a banda de "brazilian jazz" Thiago de Mello & Amazon.

Pautado por suas raízes culturais, criou a percussão orgânica, utilizando instrumentos como boca do mato, boca-de-barro e pau de chuva, entre outros, construídos com pedaços de madeira da Amazônia e cascos de tartaruga,

Em 1973, gravou o LP "Amazon", que contou com a participação de Dom Salvador (piano), Airto Moreira (percussão), Claudio Roditti (trompete), Paulo Moura (sopros) e Don Payne (baixo). Em 1985, participou do Guitarstream realizado no Carnegie Hall de Nova York (EUA).

Atuou, em 1986 e 1987, como convidado especial de Paul Winter em apresentações realizadas em Nova York (EUA).

Em 1988, participou, como convidado especial de Carlos Barbosa Lima, do show realizado no Carnegie Recital Hall de Nova York (EUA) em comemoração aos 30 anos de carreira do instrumentista.

Em 1991, apresentou-se, com Carlos Barbosa Lima em St. John's Smith Square (Londres, Inglaterra) e nas cidades de Berkeley e Monterey, na Califórnia (EUA).

No ano seguinte, participou, ao lado de Carlos Barbosa Lima, Laurindo de Almeida e a Wren Orchestra of London, de concerto realizado em St. John's Smith Square (Londres, Inglaterra). Esteve no Brasil durante a Rio Eco 92, apresentando-se com Paul Winter e Oscar Castro Neves.

Gravou, com Sharon Isbin (guitarra) e Paul Winter (sax), o CD "Journey to the Amazon", registrando seis composições de sua autoria e arranjos próprios. O disco veio a ocupar o primeiro lugar da parada de "world music" da cadeia de lojas Tower Records, além de ter sido eleito, pela revista "Downbeat", o segundo melhor relançamento do ano em 1999.

Em 1998, seu primeiro LP, "Amazon", cujas matrizes foram destruídas em um incêndio, foi recuperado pelo produtor Arnaldo DeSouteiro, da Jazz Station Records, a partir de uma cópia de vinil, e lançado na Europa (1999), no Brasil e no Japão (2000). O disco veio a ocupar o primeiro lugar da parada de "world music" da cadeia de lojas Tower Records.

Participou do disco "A trip to Brazil vol. 2: bossa & beyond", com a faixa "Meu boi bumbá", gravada em disco inédito de 1977.

Em 2000, esteve no Brasil para ministrar aulas no curso de verão da Escola de Música de Brasília, tendo-se apresentado no Teatro Nacional dessa capital, além de ter participado do show de Ithamara Koorax, "Bossa nova meets drum'n'bass", realizado no Bar do Tom (RJ), tocando violão e instrumentos de percussão. Nesse mesmo ano, lançou o CD "Amazon", no Brasil, e o CD "The Essential Thiago de Mello", no Japão. Ainda em 2000, participou, como instrumentista, do CD "Hearts & minds", de Susannah McCorkle, e, como compositor, do CD "Dreams of a world", da violonista Sharon Isbin, ambos indicados para o Prêmio Grammy.

Ao longo de sua carreira, compôs trilhas sonoras para teatro ("The well of living waters", "The visit", "Exit the king", "From Marti to Pietri", "Growing up Gothic", "Carioca", "Twelfth night" e "Broadway melody 1492"), cinema ("Who will help Little Paulo" e "A prairie boys winter") e espetáculos de dança ("Recurrent insominias - Managua").

Constam da relação de intérpretes de suas composições artistas como Paul Winter, Sharon Isbin, Paquito d'Rivera, Claudio Roditi, Carlos Barbosa Lima, Tibério Nascimento e Richard Kimbal.

Mais visitados
da semana

1 Jorge Portugal
2 Renato Barros
3 Caetano Veloso
4 Festival MPB 80 (Rede Globo)
5 José Camillo
6 Moreno Veloso
7 Mayck e Lyan
8 Sivuca
9 Tiee
10 Noel Rosa