Busca:

Terezinha do Acordeom


Salgueiro, PE

Dados Artísticos

Em 1983, retomou a carreira artística e no ano seguinte gravou o primeiro disco, o LP "Terezinha do Acordeom - Alegria do sertão". Em 1995, lançou o segundo disco, "Terezinha do Acordeom". Em 1997, lançou o primeiro CD, "Sina de Cigarra".

Em 2001, apresentou-se no Pólo do Sítio da Trindade ­ Casa Amarela, em Recife durante os festejos de São João. No ano seguinte, realizou shows juntamente com Zé Bicudo, Paulinho do Acordeom, Arlindo dos Oito Baixos e Raminho do Acordeom.

Em 2003, foi homenageada durante o 6º Encontro de sanfoneiros do Recife, evento promovido pelo poeta e compositor Xico Bezerra. No mesmo ano, promoveu, com Irah Caldeira, o "Primeiro baile de fantasia dos forrozeiros", no bar Azulzinho, com as participações de Mazinho de Arcoverde, Camarão, Genaro e Walquíria, Paulinho Leite, Maciel Melo, Anchieta Dalí, Chico Bala, Paulinho do Acordeom e Petrúcio Amorim, além da Banda Forrofiá. No ano seguinte, apresentou-se no Festival de Inverno de Guaranhuns.

Também em 2004, apresentou-se na Casa da Cultura de Recife, juntamente com Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Israel Filho e outros em show homenageando Luiz Gonzaga, por ocasião dos 15 anos da morte do "Rei do baião". Nesse ano, apresentou-se na Assembléia Legislativa de Pernambuco, em evento junino que reuniu os 14 principais sanfoneiros do estado, entre os quais Silveirinha, Cicinho do Acordeom, Aécio dos Oito Baixos, Arlindo dos Oito Baixos e Camarão, que, com 50 anos de carreira, integra a banda do forrozeiro Santana. Na ocasião interpretou a composição "Nem oito nem oitenta", de sua autoria. O encontro serviu para a gravação do CD instrumental do grupo "Sanfoneiros de Pernambuco Volume I" que incluiu sua composição "Nem oito nem oitenta". Em 2005, participou dos festejos juninos da cidade de Recife, ao lado de vários sanfoneiros, como Chiquinha Gonzaga e Xico Bezerra. Nesse evento, Terezinha, considerada um dos baluartes da resistência do forró de raiz, participou do encontro de 40 sanfoneiros tradicionais que, com seus instrumentos, arrastaram pelas ruas uma multidão que dançava euforicamente ao som do forró pé de serra. Em 2006, participou da Celebração da 36ª Missa do Vaqueiro, compondo a trilha musical juntamente com o Coral Aboios de Serrita, Santanna, Josildo Sá, Zito Barbosa, Chico Justino e Vavá Machado.

Mais visitados
da semana

1 Gabriela Machado
2 Leo Canhoto e Robertinho
3 Festivais de Música Popular
4 Hermeto Pascoal
5 Lupicínio Rodrigues
6 João do Vale
7 Música Sertaneja
8 Dona Ivone Lara
9 Dorival Caymmi
10 Geraldo Vandré