Busca:

Teresa Cristina

Teresa Cristina Macedo Gomes
28/2/1968 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Cantora. Compositora.

Nasceu no bairro de Bonsucesso e foi criada na Vila da Penha, subúrbio do Rio de Janeiro.
Antes de decidir-se pela carreira artística trabalhou como manicure, fiscal do Detran, programadora de rádio pirata na UERJ, vendedora de cosméticos e auxiliar de escritório.
Inicialmente apareceu no quintal da Tia Surica, em Madureira, cantando sambas de Jair do Cavaquinho, Argemiro da Portela, Casquinha e Monarco. Este último costumava dizer: "Esta menina é coisa nossa, coisa muito séria".
Em 1995, participou do projeto "A Cria", no Planetário da Gávea e, a convite do poeta Chacal, que estava na platéia, apresentou o projeto "CEP 20.000". Logo depois, convidada por Wilson Moreira, apresentou-se na Casa da Mãe Joana.
No final da década de 1990, a convite de Guaraci da Portela, começou a se apresentar no Bar Semente, na Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro. Em seguida, tornou-se uma das pessoas responsáveis pelo movimento de revigoração musical da Lapa.
Trabalhou em várias casas cariocas, entre elas Centro Cultural Carioca e o Carioca da Gema, também na Lapa, no Rio de Janeiro.
Sobre Teresa Cristina declarou Paulinho da Viola: "É uma figura jovem e cativante, excelente cantora de samba. A gente está precisando de cantoras assim, porque hoje em dia não tem gente interpretando samba como ela".
Elton Medeiros declarou ao jornal O Globo: "Tem papel de liderança num grupo que reza pelo estilo brasileiro de cantar. Inova sem agredir o formato. Tem tudo para se tornar um nome de primeira grandeza.".
Outra declaração importante sobre o trabalho que desenvolve é de Marisa Monte: "Ela é maravilhosa. É uma devota do samba, que vai às raízes e pesquisa. Uma artista íntegra, que interpreta sem afetação. O exemplo de uma história verdadeira.".
Casada com o violonista Bernardo Dantas, que faz parte do grupo Semente.
Cursou Letras na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Tom Jobim
3 João Gilberto
4 Hermeto Pascoal
5 Nelson Cavaquinho
6 Chico Buarque
7 Música Sertaneja
8 Assis Valente
9 Gilberto Gil
10 Noel Rosa