Busca:

Tavinho Moura


Juiz de Fora, MG

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística como compositor de trilha sonora para cinema. Participou de festivais de música em Minas Gerais, onde conheceu Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Milton Nascimento e outros compositores mineiros ligados ao Clube da Esquina.

Gravou, em 1978, seu primeiro LP, "Como vai minha aldeia", e, dois anos depois, o LP "Tavinho Moura".

Em 1981, a EMI-Odeon lançou em disco a trilha sonora do filme "Cabaret mineiro", assinada pelo compositor.

No ano seguinte, gravou o LP "Engenho trapizonga", que incluiu composições de sua autoria como "Paixão e fé" (c/ Fernando Brant) e "Dança de coco" (sobre poema de Guimarães Rosa), entre outras, bem como canções de outros compositores.

Lançou, em 1992, o CD "Caboclo d’água - Instrumental de viola", com canções de sua autoria como "Mato Grosso" e "Encontro das águas", além da faixa-título, entre outras.

Dois anos depois, gravou o CD "O aventureiro do São Francisco", contendo composições próprias como "Noites do sertão" (c/ Milton Nascimento) e "Cadê o boi" (c/ Gonzaguinha), entre outras, e canções de outros autores.

Em 1995, lançou o CD "Diadorado", que registrou músicas de sua autoria como "Pegada da onça", "Capitão-do-mato" e a faixa-título, entre outras, além de canções de outros autores.

Foi premiado por trilhas sonoras que escreveu para cinema.

Trabalhou com temática do folclore, produzindo canções como "Calix Bento" (adaptação da Folia-de-Reis), "Peixinhos do mar" (adaptação de uma canção de marujada), "Dona Mariana", "Meu semblante é teu sentido", "Rio abaixo" e "Suíte do quelemeu", entre outras.

Em 2001, lançou o CD "Cruzada", contendo suas composições "Lágrimas de um guarda-chuva", "Serra da maravilha" (c/ Fernando Brant), "Saudade eu canto assim" (c/ Murilo Antunes), "Jeep", "Espanta coió", "Reis de Janeiro" (c/ Nivaldo Ornelas) e "Walkeriana", além da faixa-título e de "Viagem das mãos" e "Salve o grande rei", essas três em parceria com Márcio Borges.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Sérgio Reis, Beto Guedes, Almir Sater, Boca Livre, Simone, Zizi Possi, Pena Branca e Xavantinho e 14 Bis, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Lupicínio Rodrigues
2 Hermeto Pascoal
3 Joaquim Calado
4 Caetano Veloso
5 Noel Rosa
6 Festivais de Música Popular
7 Tom Jobim
8 Pixinguinha
9 Dorival Caymmi
10 Música Sertaneja