Busca:

Tânia Cançado

Tânia Mara Lopes Cançado
4/4/1949 Belo Horizonte, MG

Dados Artísticos

Em 1984, começou a destacar-se no cenário musical com o show "Tributo a Ernesto Nazareth", em homenagem ao cinqüentenário de morte do compositor.

Apresentou-se em 1991, na Itália, a convite da Embaixada Brasileira em Roma. Os espetáculos "Tributo a Ernesto Nazareth" foram registrados pela gravadora Karmin que lançou, em 1993, o CD com o repertório selecionado pela pianista. O disco foi indicado ao "Prêmio Sharp" de Música no ano seguinte.

Em 1995, a convite da Universidade Católica de Washington, participou como professora visitante por um ano, divulgando a música brasileira através de palestras e concertos.

Pelo selo Karmim, lançou também o CD "Conexão", resultado de uma pesquisa desenvolvida pela própria pianista sobre a relação entre as músicas africana, americana e européia. No disco, incluiu músicas de diversos compositores brasileiros e estrangeiros, como Villa-Lobos, Nazareth e o cubano Ignácio Cervantes.

No ano de 2003 comemorando 10 anos de lançamento de seu primeiro disco, lançou o CD "Especial Tânia Cançado" no show "Recita especial Tânia Cançado", na Sala Sérgio Magnani, Fundação de Educação Artística, no Rio de Janeiro. Nes disco interpretou "Fantasia Triunfal sobre o tema do Hino Brasileiro", de Loius Moreau Gottschak (1829/1869), "Choro nº 5", "Alma brasileira" e "Impressões seresteiras", de Vila-Lobos (1887/1959), "Brejeiro" e "Odeon", de Ernesto Nazareth, "Suíte for flute and jazz piano (Claude Bolling), "Barroque and blue", "Sentimentale", "Javanaise", "Fugase", "Irlandaise" e "Versatile"

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Caetano Veloso
3 Tom Jobim
4 Hermeto Pascoal
5 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
6 Cartola
7 Música Sertaneja
8 Toca do Coelho
9 Nelson Cavaquinho
10 Tim Bernardes