Busca:

Surica

Iranete Ferreira Barcellos
1940 Rio de Janeiro, RJ

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Em 1957, junto às pastoras Marlene, Conceição, Mocinha e Iramaia, gravou do LP "A vitoriosa Escola de Samba Portela".
No ano de 1966 foi a puxadora oficial da Portela no  samba-enredo "Memórias de um sargento de milícias", composto por Paulinho da Viola e que ganhou o carnaval daquele ano.
A partir de 1980 passou a integrar a Velha-Guarda da Portela, com a qual participou de vários shows e discos.
Em 2004, produzida por Paulão Sete Cordas, lançou o CD "Surica", o primeiro disco solo. No CD foram incluídas "Lama" (Mauro Duarte), "Pintura sem arte" (Candeia), "Ditado certo" (Monarco) com a participação do próprio compositor, "Traíra comeu parente" (Chico Santana), "Lua cor de prata" (Manacéa), "Quem me ouvir cantar" (Aniceto da Portela), "Quando quiseres" (Manacéia), "Madrugada" (Aniceto da Portela), "Chega de padecer" (Mijinha), "Nega, meu consolo" (Antônio Caetano), "Eu ainda tenho uma cama pra dormir" (Alcides Malandro Histórico), "Sai pra lá brocoió" (Zé Cachacinha), "Amor interesseiro" (Casquinha e Bubu da Portela), "Você foi um atraso em meu caminho" (Jair do Cavaquinho e Picolino da Portela), "É mato" (Alvaide, Ary Monteiro e Wilson Batista), "Manto de beleza" (Wanderley Monteiro e Luis Carlos Máximo) e "Cafofo da Surica" (Teresa Cristina), com a participação especial da compositora. O disco foi lançado em show no Teatro Rival BR, no qual recebeu como convidados Teresa Cristina, Monarco e Velha-Guarda da Portela. Nesse mesmo ano participou de show “Pirajá – Esquia Carioca – A cozinha do Samba”, realizado na casa Tom Brasil, em São Paulo, ao lado de artistas como Moacyr Luz, Aldir Blanc, Martinho da Vila e Monarco. O registro ao vivo do show foi lançado em CD, pelo selo Dabliú Discos, no ano de 2013. Apresentou-se no projeto "Samba e feijoada", no Espaço Cultural Sérgio Porto, no qual recebeu como convidados Nei Lopes e Walter Alfaiate.
Em 2005 apresentou-se acompanhada do grupo Pura Vaidade no Auditório do IBAM, pelo "Projeto Santa Cultura", que o governo do Estado do Rio de Janeiro realizou na comunidade do Morro Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em 2012 comandou a roda de samba no Espaço Laduna, em Jacarepaguá (RJ), em comemoração ao seu aniversário, recebendo como convidados Mauro Diniz, Marquinhos de Osvaldo Cruz, Marcelinho Moreira, Alex Ribeiro, entre outros.
Em 2013 realizou na Quadra da Portela, no Rio de Janeiro, o show de pré-lançamento do seu CD “Tia Surica – Poderio de Oswaldo Cruz” e gravação do DVD, com participações da Velha Guarda da Portela, Diogo Nogueira e Mariene de Castro. O disco incluiu apenas sambas de compositores portelenses como Monarco, Aniceto da Portela, Argemiro, Alcides Malandro Histórico, Chico Santana, Manacéa, Marquinhos Diniz e Toninho Geraes.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Tom Jobim
3 Assis Valente
4 Nelson Cavaquinho
5 Música Sertaneja
6 João Gilberto
7 Hermeto Pascoal
8 Gilberto Gil
9 Ary Barroso
10 Chico Buarque