Busca:

Songoro Cossongo



Dados Artísticos

Banda formada em 2005 pelos músicos brasileiros e latino-americanos residentes no Rio de Janeiro, Pedro Pamplona (flauta, sax tenor, sax soprano), Arturo Cussen (clarineta, três cubano, guitarra, coro), Aléxis José Graterol (voz, sax tenor, cuatro venezuelano), Victor Giraldo (percussão, coro), Javier Nasceu (percussão) e Lancaster (baixo). No ano seguinte, tornou-se também um bloco carnavalesco que saiu pelas ruas do bairro carioca de Santa Teresa. Os mais de trinta músicos do bloco participavam todos os anos da “Oficina de ritmos latino-americanos”, ministrada pelos integrantes da banda. Essa oficina também foi realizada em Valparaíso, no Chile, dando origem a um bloco de rua com músicos locais, que desfilaram pela zona portuária, criando uma festa até então inédita na cidade.
Em 2006 lançou no Brasil, Argentina e Chile, o CD “Misturando com cachaça fica muito bom”, com 12 composições próprias.
Em 2007 criou o show didático “Passeio pela música do nosso continente”, uma mostra dos principais ritmos e instrumentos típicos de cada região. Este espetáculo foi apresentado em escolas, centros culturais e universidades do Estado do Rio de Janeiro.
A banda teve uma relação estreita com o mundo do circo e do teatro de rua. Foi representada no cortejo cênico-musical “Banda de Muvuca”, dirigido por Sérgio Machado e realizado em parceria com o grupo “Circo da Silva”. A “Banda de Muvuca” participou do “Festival de Inverno do SESC” em 2008 e de eventos de teatro de rua em Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina), durante a turnê “Gira Sudamérica”.
Em 2009 lançou, pelo selo Bolacha Discos, o CD “Psicotropical Musik Vol. II”. O show de lançamento do disco foi apresentado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, com a participação de Mariana Bernardes, João Donato, entre outros artistas.
Em 2010 realizou nos CCBBs de Brasília e do Rio de Janeiro o projeto “Afrolatinidades – Matriz Africana na Música Latina”, uma série de quatro shows que traçaram um panorama da música afro-latina, com a participação de músicos como o cubado Pacho Amat, o chileno Horacio Salinas, o venezuelano Cheo Hurtado, o uruguaio Hugo Fattoruso, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Pixinguinha
2 Eumir Deodato
3 Luiz Gonzaga
4 Raul Seixas
5 Garoto
6 Elza Soares
7 Nelson Gonçalves
8 Assis Valente
9 Dorival Caymmi
10 Caetano Veloso