Busca:

Sílvio Caldas

Sílvio Narciso de Figueiredo Caldas
23/5/1908 Rio de Janeiro, RJ
3/2/1998 Atibaia, SP

Crítica

No final dos anos 30, em pleno apogeu da chamada era de ouro de nossa canção popular, estabeleceu-se no país um acentuado culto à voz, que levaria à condição de verdadeiros ícones do período as figuras de cantores como Sílvio Caldas, Orlando Silva e Francisco Alves.

Embora eclético, dominando os mais variados gêneros musicais, Sílvio iria se impor como o grande seresteiro, o cantor romântico por excelência. Possuidor de bela voz, mas de tessitura menos extensa do que a dos rivais Orlando e Alves, ele desenvolveu um extraordinário estilo de interpretação em que aliava, na dosagem certa, técnica e sensibilidade.

Seu canto, ao mesmo tempo coloquial e veemente, cativou milhares de admiradores por toda a sua longa carreira, chegando mesmo a formar fiéis seguidores. Antológicas, no verdadeiro sentido do termo, são as duas interpretações de alguns clássicos como “Meus vinte anos”, “Chão de estrelas”. “Deusa de minha rua”, “Velho realejo” e “Inquietação”, que se tornaram inadmissíveis nas vozes de outros cantores. Pode-se mesmo afirmar que ninguém foi capaz de superá-lo no seu jeito especial de dizer determinadas palavras - “saudade”, por exemplo – a inflexão precisa no momento exato. Não seria assim por acaso que Sílvio mereceu de dois de nossos maiores compositores, Ary Barroso e Custódio Mesquita, a preferência para o lançamento de inúmeras de suas melhores canções.

Mas Sílvio Caldas não entra para a história da música popular brasileira apenas como cantor. Tal como seu colega de geração, Francisco Alves, foi compositor musicando versos de vários parceiros, dos quais o mais ilustre seria o poeta Orestes Barbosa, com quem assinou mais de dez composições, incluindo-se nesse repertório obras-primas do porte da citada “Chão de Estrelas”.





Jairo Severiano

Mais visitados
da semana

1 Creone e Barrerito
2 Trio Nagô
3 Tiee
4 Evaldo Gouveia
5 Aldir Blanc
6 Mayck e Lyan
7 Hermeto Pascoal
8 Trio Parada Dura
9 Noel Rosa
10 Teresa Cristina