Busca:

Sílvio Caldas

Sílvio Narciso de Figueiredo Caldas
23/5/1908 Rio de Janeiro, RJ
3/2/1998 Atibaia, SP

Biografia

Cantor. Compositor.

Filho do afinador de pianos Antonio Narciso Caldas e de Alcina Figueiredo Caldas. Nasceu no bairro carioca de São Cristóvão.

Com cinco anos de idade já era visto desfilando no carnaval carregado nos ombros dos remadores do Clube de Regatas São Cristóvão, do bairro onde morava no bloco "Família Ideal". Nessa idade fez sua primeira apresentação pública cantando uma música brejeira no Teatro Fênix. Começou a trabalhar numa garagem como aprendiz de mecânica aos nove anos.

Em 1924, já mecânico formado, mudou-se para São Paulo onde trabalhou na Companhia Tobias Torres de Barros & Cia e na Companhia Telefônica. Logo depois, percorreu o interior paulista como motorista. Fixou-se um tempo em Catanduva onde trabalhou como lavador de carros.

Em 1927, voltou ao Rio de Janeiro à convite de Antônio Gomes para atuar na Rádio Mayrink Veiga. Mesmo cantando em Rádios, manteve por algum tempo a profissão de mecânico. Chegou a fazer a manutenção de cerca de vinte caminhões numa ocaião em que trabalhavam na construção da Rodovia Rio - São Paulo.

Os últimos 40 anos de sua vida foram vividos em seu sítio na cidade de Atibaia, em São Paulo. Na década de 1980, seu filho mais moço foi morto vítima de trágico atropelamento, fato que muito abalou a opinião pública de todo o país.

Mais visitados
da semana

1 Creone e Barrerito
2 Trio Nagô
3 Tiee
4 Evaldo Gouveia
5 Aldir Blanc
6 Mayck e Lyan
7 Hermeto Pascoal
8 Trio Parada Dura
9 Noel Rosa
10 Teresa Cristina