Busca:

Sereno

Inácio de Oliveira
3/4/1909 São Paulo, SP
1978 São Paulo, SP

Dados Artísticos

Começou a carreira artística atuando como cantor na Rádio Educadora Paulista (atualmente Gazeta), em meados da década de 1930, quando criou sua primeira dupla vocal com Ubiratã. Posteriormente formou dupla com Geraldo Queirós. Em seguida, atuou com Heitor Soares. Em São Paulo, atuou nas Rádios Record e Cosmos. Atuou também em Rádios de Campinas e de Santos. Nessa década, escreveu novelas de rádio. Trabalhou na sala de espera do Teatro Santa Helena, tocando violão, cavaquinho e bandolim. Teve sua primeia composição gravada em 1940, a canção "Anda viola", parceria com Aimoré, registrada por Nhá Zefa na Odeon. No ano seguinte, sua rancheira "Passarinho verde" foi gravada por Raul Torres e Serrinha, também na Odeon.

Em 1950, teve o samba "Meu romance" lançado por Neide Fraga no selo Elite Special. Em 1951, o samba "Fim de romance", com Moacir Cataldi, foi gravado por Norma Ardanuy na Odeon. Nesse ano, a marcha "Quando chega o Natal", foi gravada conjuntamente por Neide Fraga e o grupo Demônios da Garoa pelo selo Elite Special e o choro "Cidade do barulho" foi lançado pelos Demônios da Garoa. No ano seguinte, teve o samba "Foi despacho" gravado por Marlene na Continental, o que marcou sua estréia nacional, através da radiofonia a partir do Rio de Janeiro, capital federal de então. Também em 1952, sua canção "Cartão postal" foi gravado por Neide Fraga no selo Elite Special. Em 1953, teve outras composições gravadas por Norma Ardanuy: os sambas "Quatro velas", com Ubaldo Silva e "Saudade louca", na Odeon.

Em 1957, Ivon Curi regravou a marcha "Quando chega o natal" na RCA Victor. No ano seguinte, teve o samba "Guarde a sandália dela", com Germano Matias, gravado por Germano Matias na RGE.

Seu maior sucesso foi o samba "Guarde a sandália dela", gravado pelo cantor Germano Matias, também parceiro na música. Em junho de 2002, recebeu homenagem da cantora Marlene no show "Marleníssima", no Teatro Rival BR, que não apenas cantou "Foi despacho" como declarou ter sido ele um dos melhores compositores de São Paulo nas décadas de 1930 e 1940, quando ela o conheceu na capital paulista.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 João Gilberto
3 Geraldo Pereira
4 Tom Jobim
5 Pixinguinha
6 Caetano Veloso
7 Música Sertaneja
8 Noel Rosa
9 Nelson Cavaquinho
10 Jackson do Pandeiro