Busca:

Sangue da Cidade



Dados Artísticos

Grupo de rock criado em 1975, no Rio de Janeiro, pelo guitarrista e compositor Di Castro.

A primeira apresentação da banda foi no mesmo ano no Colégio Americano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, com a seguinte formação: Dicastro (guitarra e vocal), Ronaldo Jones (baixo) e Negão Vico (bateria).

Em 1977 a banda fez show ao ar livre no Parque do Aterro do Flamengo.

Em 1979 o baterista Rommey substituiu Negão Vico e o grupo fez shows nos Teatro Opinião e Teatro de Bolso do Leblon. Neste mesmo ano a banda fez apresentação no programa "Olimpop", da TV Tupi, no Rio de Janeiro.

Em 1981com a entrada do baterista Peninha no lugar de Rommey a banda apresentou a primeira fita demo (com três músicas), uma dela "Hora do rush", muito executada na Rádio Fluminense FM (A Maldita). Ainda em 1981 e com a seguinte formação: Dicastro (guitarra), Ronaldo Jones (baixo), Vid (voz), "PH" Paulo Henrique (teclados) e Negão Vico (bateria), o grupo apresentou-se na casa noturna Western, um dos points do rock dos anos 80.

No final de 1982 Dicastro compõe e grava "Brilhar a minha estrela", mais conhecida como "Dá mais um", que passou a ser executada em várias emissoras, entre as quais a Rádio Fluminense FM, no programa "Ronca Ronca", de Maurício Valladares. A composição despertou o interesse da gravadora Warner que convidou a banda para participar do LP "Rock voador", disco responsável pelo lançamento de vários artistas do rock na década de 1980. Neste mesmo ano de 1982 a gravadora Warner lançou o compacto do grupo contendo a música "Brilhar a minha estrela", de autoria do guitarrista Di Castro. Por essa época a banda era integrada por Dicastro (guitarra), Ronaldo Jones (baixo), Vid (vocal), PH (teclados) Peninha (bateria), que depois da gravação do compacto viria a ser substituído por Rodrigo Grandão, na bateria. Por essa época a composição "Brilhar a minha estrela", então sucesso do grupo, foi incluída no disco "Cometa loucura", da Som Livre, LP do programa homônimo apresentado na TV Globo.

Em 1983 o grupo rescindiu contrato com a gravadora Warner. No ano seguinte o guitarrista Di Castro incluiu a sua composição "Vídeo game" na trilha sonora do filme "Beth Balanço", de Lael Rodrigues. Por divergências da banda com a gravadora a composição não foi incluída no disco da trilha sonora do filme.

Em 1984 entraram para a banda Roberto Cartier (voz) e Otávio Henrique (bateria).

Em 1985 a banda, liderada por DiCastro, participou com as músicas "Ela era menor" e "Vizinho rockeiro", ambas de DiCastro, no disco "Metal rock", da gravadora RGE. Neste mesmo ano a faixa "Ela era menor" foi incluída no LP "Aumenta que isso é rock and roll", da gravadora Som Livre.

Em 1986 o grupo encerrou as atividades e seus componentes seguiram carreira solo. Neste mesmo ano, seu fundador, o guitarrista Dicastro, inclui cinco músicas na trilha sonora do filme "Rockmania", de Adnor Pitanga.

Em 1987, Dicastro lançou o primeiro disco solo. Em 2006 Vid, Dicastro e Ronaldo Jones (cantor, guitarrista e baixista, respectivamente) participaram do CD/DVD "Festa Ploc II" executando o sucesso da banda, Sangue da Cidade, a composição "Brilhar a minha estrela".

Em 2007 foi utilizada a gravação original de "Brilhar a minha estrela" na trilha sonora do filme "Tropa de Elite", dirigido por José Padilha.

Nos primeiros anos de atuação a banda apresentou-se no Circo Voador (ainda na Lona do Arpoador) incluindo a própria estreia da lona, juntamente com a Blitz, o Barão Vermelho e o Atlântico Blues. A banda fez também shows no Teatro Ipanema, Canecão e participou do "Festival de Juiz de Fora", além de programas de televisão como "Chacrinha" (O Velho Guerreiro), "Globo de Ouro" e 'Cometa Loucura", da Rede Globo.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 João Gilberto
3 Tom Jobim
4 Geraldo Pereira
5 Pixinguinha
6 Caetano Veloso
7 Música Sertaneja
8 Noel Rosa
9 João Bosco
10 Nelson Cavaquinho