Busca:

Sandy e Junior



Dados Artísticos

Dupla vocal, formada pelos irmãos Sandy Leah Lima - 28/1/1983: vocal e Durval de Lima Junior - 11/4/1984: vocal.

Filhos de Xororó, cantor da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. Sua primeira aparição pública foi no programa "Som Brasil", em 1989, apresentado por Lima Duarte na Rede Globo, quando Sandy tinha 6 anos e Júnior 5. A dupla cantou "Maria Chiquinha" e chamou atenção pela desenvoltura no palco.

Dois anos depois, com o repertório decidido pela diretoria da Universal, lançaram o seu primeiro disco, "Aniversário do tatu", que vendeu 250 mil cópias. Seu segundo álbum, "Sábado à noite", venderia 310 mil.

Até então, as músicas eram dirigidas ao público infantil. A partir do terceiro CD, "Tô ligado em você", lançado em 1993, começou a ser introduzida uma temática mais adolescente. A faixa título era uma versão para "You are the one that I want", canção cantada por John Travolta e Olivia Newton-John, no filme "Grease - Nos tempos da brilhantina". Com visual e repertório retirados da década de 1950, a dupla venderia 360 mil cópias. O disco seguinte consolidaria a transição do universo infantil para o infanto-juvenil. "Pra dançar com você" incluia versões para "O bom" e "Minha fama de mal", ambas sucessos da Jovem Guarda com Eduardo Araújo e Erasmo Carlos respectivamente.

Seu quinto CD, "Você é D+", cujo hit foi "O universo precisa de vocês", baseado no desenho "Power Rangers", atingiu a marca de 450.000 cópias vendidas.

Nos lançamentos seguintes, "Dig-Dig-Joy" e "Sonho azul", as vendagens seguiram a tendência ascendente e chegaram a meio milhão de cópias. Porém, seria em 1998, com o disco "Era uma vez... ao vivo", que a dupla venderia o seu primeiro milhão de cópias.

Em 1999, estrearam na Rede Globo o Programa Sandy & Junior, que registrava em julho uma média 19 pontos no Ibope e lançou "As quatro estações", CD produzido por Guto Graça Mello, que vendeu 1,8 milhões de cópias. No ano seguinte, a editora Símbolo lançou a série de literatura juvenil "As aventuras de Sandy e Junior", com tiragem inicial de 40 mil exemplares. Além disso, produtos como balas, óculos e tênis passaram também a levar o nome da dupla e serem vendidos em lojas e num site da Internet.

Ainda em 2000, lançaram "Todas as estações", com sucessos em versões dançantes num CD com faixa interativa e fita de vídeo, e, em junho, abriram a turnê nacional do disco na casa de espetáculos paulistana Olympia. No show, Sandy cantou as "Bachianas Brasileiras nº 5", de Villa-Lobos, e homenageou Elis Regina, interpretando "Fascinação". Ela ganhou também o prêmio de melhor cantora no 7º Prêmio Multishow de Música, concorrendo com Marisa Monte, Cássia Eller e Ivete Sangalo. Somados, os CDs da dupla já venderam mais de 6 milhões de cópias. Em 2001 participaram do III Rock in Rio. No mesmo ano, receberam o Prêmio Multishow de Música Brasileira nas categorias clipe e CD.

Em 2002 realizaram um grande show no Maracanã, no Rio de Janeiro para um público formado por cerca de 70 mil pessoas. Em dezembro do mesmo ano, estiveram em três diferentes programas de televisão: no episódio "Noite feliz", no programa da dupla na TV Globo; no "Versão integral", do Canal Multishow, com a versão na íntegra do show apresentado no Maracanã e no programa "Marília Gabriela entrevista", no GNT. Também no mesmo ano, viajaram para a Inglaterra onde foram a programas de TV, gravaram entrevistas e gravaram clips como parte da divulgação do CD "Sandy e Junior internacional", que saiu da fábrica com 500 mil cópías vendidas, com destaque para o sucesso "Love never fails", versão para "O amor nunca falha". Em 2003, realizaram excursão à Europa com apresentações em Paris, Lisboa e Madri. Na ocasião, fizeram apresentações na TV, aparecendo no Select da MTV espanhola e no Zona Disney da Disney Channel, além de aparecerem em reportagem da revista Bravo da Espanha. No mesmo ano, a dupla lançou o 14º disco, do qual cuidaram dos mínimos detalhes e que conta com cinco composições de autoria da dupla, entre as quais "Você pra sempre (Inveja)" e que contou com a participação especial do grupo pop Roupa Nova e de Davi Moraes. Também no mesmo ano, participaram do seu primeiro filme, "Acquaria", com direção de Flavio Moraes. Participaram também da festa de entrega do Prêmio Multishow de Música Popular Brasileira, onde cantaram a música "minha alma", do conjunto Rappa, inovando seu repertório. Apresentaram-se também em show no Maracanãzinho e foram premiados na décima edição do Prêmio Multishow de Música como o "Melhor show".

Em 2004, apresentaram-se na 20º Vaqueja de Xerém realizada no Parque Ana Dantas no município de Xerém, RJ. Em agosto do mesmo ano, após 1 ano e três meses afastados de trabalhos em série para TV, voltaram à TV Globo, no quadro "Quebrando a rotina", do programa Caldeirão do Hulk, apresentado nas tardes de sábado. No quadro, o apresentador Luciano Hulk acompanhou a dupla pelas estradas durante suas turnês, e mostra cenas da excursão dos irmãos a Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei, além de Belo Horizonte, em Minas. As cenas contam com shows da dupla cantando com convidados como o grupo de forró Falamansa.

Em 2005, Sandy foi indicada para o Prêmio Multi Show na categoria Melhor cantora e Júnior para a categoria Melhor instrumentista como integrante de umgrupo de rock pop. A dupla foi indicada para o referido prêmio na categoria Melhor clipe. Em junho desse ano, a dupla foi o destaque da Revista Super Pop de Portugal. Ainda nesse ano Sandy e Junior gravaram a convite da Universal Music International e da produtora Working Title uma faixa no CD da trilha sonora do filme "Johnny English", comédia inglesa que que entrou em cartaz no Brasil. Os artistas

gravaram especialmente para a trilha do filme a música "Bang, Bang (You're the One)" O CD também foi lançado no Brasil. Em 2006, a dupla seu 15º disco, intitulado "Sandy e Junior" no qual pretenderam dar uma virada na carreira deixando para trás a fase a adolescente e começando a tratar de temáticas mais adultas. O disco foi co-produzido por Junior e pelo argentino radicado nos Estados Unidos Sebastian Krys que ajudou a moldar um disco mais dentro do espírito pop-rock. Destacam-se nesse disco as faixas "Replay", "Você não banca o meu sim", "Discutível perfeição", "Estranho jeito de amar", "Tudo por você" e "Nas mãos da sorte". O disco apresentou ainda como novidade a presença de Junior como cantor solo na faixa "Dessa vez", uma das faixas mais elogiadas pela crítica. O disco foi lançado em show no Claro Hall com direção de Junior e Otávio de Moraes no qual a dupla interpretou músicas do novo CD além de sucessos como "Enrosca", "Desperdiçou" e "Cai a chuva". No mesmo ano, a dupla apresentou-se no "Brazilian Day" evento realizado em Manhattan, Nova York reunindo artistas brasileiros com a presença estimada de um público de 1 milhão de pessoas. Em 2007, depois de mais de 15 anos de carreira, com 13 discos gravados e mais de quinze milhões de discos vendidos, a dupla resolveu se separar no final do ano depois de realizar uma tournê pelo Brasil e de gravar um último CD. Sandy e Júnior a partir de 2008 seguirão então carreira solo. Em dezembro de 2007, apresentaram-se no bairro carioca de Campo Grande, e no município fluminense de São Gonçalo, nos dois últimos shows da dupla no Rio de Janeiro em sua turnê de despedida. O último show da dupla foi realizado no Credicard Hall, em São Paulo concluindo oito meses da turnê "Acústico MTV" que marcou a despedida dos irmãos após 17 anos atuando juntos. A turnê teve 40 apresentações pelo Brasil e na última delas, a cantora Ivete Sangalo fez uma participação especial cantando com eles a música "Enrosca".

Mais visitados
da semana

1 Dorival Caymmi
2 Festivais de Música Popular
3 Música Sertaneja
4 Chico Buarque
5 Assis Valente
6 Luiz Gonzaga
7 Nelson Cavaquinho
8 Lupicínio Rodrigues
9 Clementina de Jesus
10 Caetano Veloso