Busca:

Sandra Reis e Jucimara



Dados Artísticos

Cantoras. Dupla sertaneja.

Sandra Cristina Moises, nasceu na capital paulista, e Jucimara Aparecida de Souza Lins, na cidade de Lins, SP.

Começaram a cantar com apenas seis anos de idade. Antes de formarem a dupla, desenvolveram carreira solo e também formaram outras duplas que não obtiveram sucesso.











Sandra Reis foi vencedora do Clube do Bolinha em 1992 na TV Bandeirantes (programa apresentado pelo saudoso apresentador Edson "Bolinha" Cury). Jucimara, por outro lado, foi a primeira mulher a vencer o Festival de Barretos em 2001, que foi na verdade o 19º Festival “Violeira Rose Abrão” que fez parte da 47ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.



Jucimara na verdade participou desse festival formando dupla com a também excelente violeira Juliana Andrade, que hoje segue carreira-solo. Além do primeiro lugar, "Juliana Andrade e Jucimara" receberam também o título de “As Melhores Violeiras do Brasil” e essa conquista abriu as portas e impulsionou a jovem dupla à gravação do primeiro CD, intitulado “As Violeiras do Brasil”.



Foi na Cidade de Botucatu-SP, num churrasco, que Sandra Reis e Jucimara, por brincadeira, começaram a cantar juntas a célebre música "O Ipê E O Prisioneiro" (Dino Franco - Paraíso) e perceberam o quanto as vozes combinaram. A dupla se formou de imediato e elas fizeram já no dia seguinte o primeiro show, naquela cidade.



Seguiram-se então diversos festivais, programas de Rádio e TV e também o crescente reconhecimento do talento da jovem dupla, o que é sem dúvida altamente gratificante para o artista.



Sandra Reis e Jucimara são conhecidas carinhosamente como "As Violeiras do Brasil", e têm em comum a paixão pela Música Caipira Raiz. No repertório constam belíssimas composições de Tião do Carro, José Caetano Erba, Nelson Luiz Lopez, Antônio Teodoro, Poeta e Jacira Amaral, dentre muitos outros.



Dupla autêntica, Sandra Reis e Jucimara se apresentam com a Viola e o Violão em punho, e jamais se esquecem das grandes duplas que fizeram e continuam fazendo a História do nosso belíssimo e riquíssimo Cancioneiro Caipira Raiz.



Quero aqui destacar o CD "As Violeiras" - BRCD 641 - produzido pela Zan-Brasidisc, sob a diração geral de Osmar Zan e coordenação geral de Marcelo Zan, no qual a jovem Dupla Feminina nos brinda com um belíssimo repertório incluindo várias músicas inéditas. O CD contou com a participação do Maestro Mário Campanha (esposo de Mary Zuil Galvão) nos Arranjos e Regências e também tocando Viola e Violão, além das participações de Cláudio Rocha Gresemberg no Contra-Baixo, Wilsinho no Acordeon, James Curuça na Percussão e Filipe Viola também na Viola Caipira. Destaque para "Bolha de Sabão" (Tião do Carro - José Caetano Erba), "Festival No Céu" (Nelson Luiz Lopez) e "Violeiras Do Brasil" (Antônio Teodoro).



Soube da existência da dupla Sandra Reis e Jucimara graças ao programa Viola Minha Viola que foi gravado na Fazenda Lajeado em Botucatu-SP e que foi ao ar nos dias 11 e 12/10/2003 pela TV Cultura de São Paulo, produzido por Rivaldo Corulli e apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso, no qual elas interpretaram "Felicidade" (Raul Torres) e "Nelore Valente" (Sulino - Antônio Carlos). Tive também a felicidade de conhecer pessoalmente essa excelente Dupla Feminina no programa Viola Minha Viola que foi gravado no dia 17/03/2004 no Teatro Franco Zampari da TV Cultura e que foi ao ar nos dias 03 e 04/04/2004 no qual elas interpretaram "Pescador e Catireiro" (Cacique - Carreirinho), "Beleza Divina" (Loiro - Tenente Rael) e "Festival No Céu" (Nelson Luiz Lopez).



Quero também convidar o Apreciador a visitar o Site Oficial de Sandra Reis e Jucimara que contém a Biografia da dupla (escrita por Baralites Campanha Vera, que também é produtora de Yassír Chediak e das Irmãs Galvão), bem como fotos diversas e agenda da excelente Dupla Feminina.

Mais visitados
da semana

1 Música Sertaneja
2 Dorival Caymmi
3 Caetano Veloso
4 Tom Jobim
5 Noel Rosa
6 Assis Valente
7 Lupicínio Rodrigues
8 Hermeto Pascoal
9 Chico Buarque
10 Daniela Mercury