Busca:

Rui Biriva

Rui da Silva Leonhardt
1963 Horizontina, RS
25/4/2011 Porto Alegre, RS

Dados Artísticos

Aos 14 anos, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção.
Em 1984 venceu um festival regional em Carazinho (RS) com a música "Birivas", que significa tropeiro de mulas. Em 1986 lançou o primeiro LP. Na ocasião, adotou o nome artístico de Rui Biriva. Em 1999 lançou seu segundo CD pela gravadora Acit no qual apresentou 12 composições com variados ritmos regionais do sul, vanera, xote, marcha, chamamé e milonga. Os destaques do disco foram "Mulher gaúcha" e "Santa Helena da serra", seu maior sucesso, regravado nesse CD. Com seu álbum “Na Estrada do S", recebeu o Disco de Ouro, pelas 50 mil cópias vendidas.
Durante a carreira, recebeu prêmios em vários festivais regionais, como o Califórnia,Tertúlia, Musicanto, Seara e Coxilha. Sua carreira é pontilhada de animados shows, apresentações em TVs e sucessos conhecidos, especialmente no Rio Grande do Sul.  Em 2000, realizou uma turnê de 20 dias por Portugal.
Em 2005, apresentou-se no programa "Galpão Crioulo", comandado por Neto Fagundes e realizado em São Marcos,RS, mostrando novo sucesso de novo CD. Como compositor, teve músicas gravadas por nomes como Dalvan, Daniela Mercury, Os Nativos, Os Serranos, Osvaldir e Carlos Magrão, Gilberto e Gilmar, e Gaúcho da Fronteira. Também trabalhou como apresentador, em programas de rádio, como “Um Bom Dia Meu Rio Grande”, da Rádio Cultura, e “Festança Rural” da Rádio Rural; e em programas de televisão, como o "Mateadas", na TV Assembléia, o "Paralelo Sul", na TVE, e "Estrada do Sul", na Rádio Rural. Ao falecer em 2011, vítima de um tumor intestinal, deixou mais de dez discos lançados em quase 30 anos de carreira. Um dos importantes nomes da música regional gaúcha, colecionou inúmeros prêmios ao longo de sua trajetória artística, entre eles, o Troféu Guri, da RBS, e o Top of Mind, da Revista Amanhã -categoria Cantores Regionais.  

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Caetano Veloso
3 Música Sertaneja
4 Dorival Caymmi
5 Luiz Gonzaga
6 Hermeto Pascoal
7 Tom Jobim
8 Nelson Gonçalves
9 Daniela Mercury
10 Noel Rosa