Busca:

Romildo

Romildo Souza Bastos
27/12/1941 Recife, PE
14/5/1990 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1974, Elza Soares gravou "Primeiro eu" (c/ Toninho Nascimento), no LP "Quem é bom já nasce feito", pela gravadora Tapecar. Neste mesmo ano Clara Nunes interpretou "Conto de areia" (c/ Toninho Nascimento), que logo se tornou um grande sucesso em todo o país. Ainda neste ano, Elizete Cardoso gravou "Aroeira",  "Cuíca e viola", "Flor misteriosa" e "Água de sereno", todas em parceria com Toninho Nascimento e incluídas no LP "Feito em casa", lançado pela gravadora Copacabana.
No ano de 1975, Clara Nunes no disco "Claridade" gravou com sucesso outra parceria da dupla Romildo e Toninho, "A deusa dos Orixás".
Em 1976 Elizete Cardoso gravou de sua autoria "Rio seco", parceria com Toninho Nascimento. Neste mesmo ano Clara Nunes interpretou "Fuzuê", parceria com Toninho Nascimento.
No ano de 1977, Clara Nunes, incluiu no LP "As forças da natureza" outra composição: "Senhora das Candeias" (c/ Toninho Nascimento).
Roberto Ribeiro gravou "Partilha" (c/ Sérgio Fonseca), em 1979, uma das músicas mais executadas no rádio naquele ano.
Em 1981, Clara Nunes interpretou "Congada" (c/ Toninho Nascimento). No ano seguinte, a mesma cantora incluiu em seu disco "Nação", duas composições suas em parceria com Toninho Nascimento: "Menino velho" e "Vapor de São Francisco", ambas com grande sucesso.
Em 1983, Jorginho do Império gravou "Casa de cômodo" (c/ Noca da Portela e Toninho Nascimento) no LP "Viva meu Samba". No ano posterior, foi lançado pela Coca-Cola um disco em homenagem ao natal. No LP "Pagode de Natal - A noite feliz dos bambas", o cantor Joel de Castro interpretou "Natal de fantasia", música de sua autoria em parceria com Ney Alberto e Edson Show.
Em parceria com Edson Show foi vencedor de um dos sambas-enredo mais cantados da Mocidade Independente de Padre Miguel, "Tem muamba, cordão de ouro, chapéu, anel de bamba...". Agepê gravou de sua autoria "Batuque de semba" (c/ Alex e Paulinho Rezende).
Em 1986, Agepê voltaria a gravar mais uma de suas composições, desta vez "A rainha Ginga" (c/ Sérgio Fonseca), que fez razoável sucesso. No ano seguinte, o cantor gravou outra parceria da dupla Romildo/Sérgio Fonseca, "São Jorge da Costa da Mina". Ainda em 1987, Marquinhos Satã incluiu "Um samba sem dó" (c/ Paulinho Rezende), no LP lançado pela gravadora Ariola.
Em 1989, a gravadora EMI lançou o LP "Clara Nunes -  O canto da guerreira", disco no qual foram compilados alguns sucessos da cantora, entre eles "Conto de areia" e "A Deusa dos Orixás". No ano seguinte, Noca da Portela e Mussum interpretaram "Cabeça-de-porco" (c/ Noca da Portela e Toninho Nascimento) no disco "Brasilidade", de Noca da Portela e Roberto Serrão, pela gravadora Fama.
No ano de 1994, a gravadora EMI lançou série "Dois em um - Clara Nunes", disco no  qual foram incluídas as músicas "Menino velho" e "Vapor de São Francisco". No ano seguinte, no disco "Clara com vida", produzido por Paulo César Pinheiro em homenagem à cantora, foi acrescentada a voz de Milton Nascimento na música "Conto de areia".
Em 1997, Mart'nália no disco "Minha cara", regravou  "Conto de areia".
Em 2002, foi lançado o livro "Velhas Histórias, memórias futuras" (Editora Uerj) de Eduardo Granja Coutinho, livro no qual o autor faz várias referências ao compositor.
No ano de 2003, Nilze Carvalho interpretou "A deusa dos Orixás" (c/  Romildo) no CD "Um ser de luz - saudação à Clara Nunes".
Em dezembro de 2004 o Cecip (Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular) e o Museu da República, apresentaram o evento "Cheio de cantigas" dentro do  "Projeto puxando conversa". O evento exibiu o vídeo que retrata a vida e a obra do compositor Romildo. Na ocasião, vários amigos e parceiros fizeram a tradicional roda de samba que acompanha as edições do projeto. O evento, em homenagem a Romildo falecido na década de 1990, reuniu diversos sambistas.
Em 2008 a gravadora EMI, em parceria com a Globo Marcas, lançou o DVD "Clara Nunes - Os musicais do Fantástico das década 70/80", no qual foram compilados os clipes produzidos pela emissora nas décadas de 1979 e 1980 para o programa "Fantástico", trabalho no qual foram incluídos os cliples "Conto de areia" e "A Deusa dos Orixás", sobre suas compisções em aprceria com Toninho Nascimento.
Entre seus vários parceiros destacam-se os poetas Sérgio Fonseca (em várias inéditas e gravadas) e Paulo César Pinheiro, com quem compôs “Cipriana", gravada em 1985 pela cantora Milena.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Noel Rosa
3 Criolo
4 Tom Jobim
5 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
6 Luiz Gonzaga
7 Marcio Proença
8 Festivais de Música Popular
9 Gilberto Gil
10 Caetano Veloso