Busca:

Rolando Faria

Rolando Begonha Faria
15/8/1951 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística nos encontros musicais realizados na rua Jaceguai 27, no Rio de Janeiro, ponto de encontro de compositores, instrumentistas e cantores que viriam a formar o Movimento Artístico Universitário (MAU). Participou de festivais universitários de música, do Festival Internacional da Canção e do programa "Som Livre Exportação" (TV Globo), no qual atuou ao lado de Elis Regina e de outros integrantes do MAU, como Ivan Lins, Gonzaguinha e Aldir Blanc, entre outros.

A convite de Eddie Barclay, seguiu em turnê por vários países da Europa com o grupo Central do Brasil.

Em 1974, formou, juntamente com Luiz Antonio, a dupla Les Étoiles, em Barcelona, fixando residência, depois, em Paris, onde vive desde então.

Como artista solista, participou de várias gravações, como no disco "Aldir Blanc, 50 anos", e apresentou-se em diversos espaços culturais, como Rio Jazz Club, Mistura Fina e Teatro Gonzaguinha (RJ), Espace La Comedia e Latitudes (Paris), Be Flat (Portugal), La Cova del Drac e Teatre Neu (Barcelona) e Malmo Jazz Festival (Suécia), entre outros.

Ainda como artista solista, emprestou sua voz para gravações de trilhas de desenhos animados ("Fievel", de Steven Spielberg, e "Robinson e Cia", de Jacques Colombat), filmes de curta metragem ("Merci beaucoup Madame Iracema", de Georges Bourely) e documentários sobre a música popular brasileira ("Samba opus", volumes de 1 a 5, de Yves Billon).

Sua atuação como integrante da dupla Les Étoiles foi interrompida em 2002 em virtude do falecimento de Luiz Antônio, seguindo em carreira solo, desde então.

Apresentou-se no Rio de Janeiro, no espaço Vizta, pelo projeto “Bossa, jazz e muito mais”, em 2013. No ano seguinte, fez show no Casarão Ameno Resedá, também no Rio, com participação especial de Lucinha Lins e Claudio Lins.

Mais visitados
da semana

1 Festivais de Música Popular
2 Franco Scornavacca
3 Lupicínio Rodrigues
4 Assis Valente
5 Hermeto Pascoal
6 Dorival Caymmi
7 Clementina de Jesus
8 Daniela Mercury
9 Música Sertaneja
10 Caetano Veloso